Por Dentro de Minas (MG)

Conheça o Inositol: destaque do aprimoramento cognitivo

Conheça o Inositol: destaque do aprimoramento cognitivo

Durante anos, acreditava-se que o inositol era um membro da família de vitaminas complexas B.

No entanto, mais tarde foi descoberto que essa substância não é realmente uma vitamina.

Agora é definida como uma molécula semelhante à glicose, e é um dos componentes mais importantes das membranas celulares. Como tal, tem múltiplos benefícios para a saúde humana.

O objetivo principal do inositol é transportar gordura para todo o corpo humano e regular o açúcar no sangue. 

Como também influencia a serotonina e a dopamina, essa substância natural serve como um excelente melhorador cognitivo e de humor. 

De acordo com estudos realizados até agora, é especialmente eficaz quando utilizado por mulheres, aliviando os sintomas de ansiedade, TPM e compulsão alimentar.

Conheça agora o Inositol, componente do Biohack, melhorador do desempenho cognitivo. Confira: 

Os benefícios do Inositol para funções cognitivas

O inositol beneficia a saúde cerebral de várias maneiras.

Para começar, melhora a comunicação entre nossas células cerebrais e aumenta a atividade de neurotransmissores, como dopamina, norepinefrina, serotonina, acetilcolina e GABA. 

Na verdade, sem inositol, esses neurotransmissores não podem funcionar bem. 

E como você já deve estar ciente, eles influenciam todos os aspectos principais de nossas vidas, como nossa atenção, humor, capacidade de lidar com o estresse, padrões de sono e nosso humor em geral.

Também é importante mencionar que o inositol aumenta a neurogênese, o que significa que permite a criação de neurônios em nossos cérebros. 

Justamente por isso, desempenha um papel importante na preservação da saúde cerebral ao longo do tempo e na prevenção do declínio cognitivo causado pelo envelhecimento.

Aqui estão alguns dos benefícios do inositol para nossas funções cognitivas.

1. Cura ansiedade e ataques de pânico

Há um monte de medicamentos anti-ansiedade no mercado, mas nem todos eles trabalham da mesma maneira. 

Sem mencionar o mar de efeitos colaterais que não podemos ignorar.

É aqui que o inositol brilha. Ou seja, estudos têm demonstrado que o uso de inositol para ansiedade pode minimizar o transtorno do pânico, transtorno obsessivo-compulsivo, bem como agorafobia. 

Alguns comparam esta substância natural com fluvoxamina, um forte inibidor de recaptação de serotonina, usado para tratar uma ampla gama de transtornos de ansiedade. 

Uma pesquisa comprova que, assim como a fluvoxamina, o inositol também pode minimizar o transtorno do pânico,  TOC e transtornos de ansiedade social. 

Mais importante, ao contrário da medicação comum prescrita para esses distúrbios que podem causar múltiplos efeitos colaterais como náusea e fadiga, acredita-se que o inositol seja geralmente inofensivo. 

2. Minimizando os sinais de depressão

Quem sofre de depressão têm níveis de inositol significativamente mais baixos, em comparação às outras pessoas.

É por isso que alimentos e suplementos inositol são uma escolha lógica quando se trata de tratar a depressão. 

Pesquisadores afirmam que essa substância se mostrou altamente poderosa mesmo nos casos em que os pacientes não usavam seus antidepressivos regularmente. 

3. Redução do transtorno obsessivo-compulsivo

Transtorno obsessivo-compulsivo, ou simplesmente TOC, é um transtorno crônico de saúde mental caracterizado por obsessões recorrentes (pensamentos) e compulsões (comportamentos). 

O inositol pode ajudar a minimizar esses sintomas. De acordo com estudos, o inositol é eficaz no tratamento do TOC e de distúrbios semelhantes que respondem ao inibidor seletivo de recaptação de serotonina.

Veja também sobre: Remédio para inteligência

Conheça o Inositol

4. Tratar os sintomas do transtorno bipolar

Embora não tenham sido feitas pesquisas suficientes sobre o efeito do inositol para o tratamento do transtorno bipolar, acredita-se que essa substância natural ajude os pacientes resistentes à terapia médica padrão. 

Pesquisas mostram que é especialmente eficaz para o tratamento dos sinais de depressão causados por esse transtorno.

Tenha em mente: Tratar o transtorno bipolar é um processo extremamente complicado que precisa ser orientado e supervisionado pelos profissionais de saúde. 

Antes de começar a tomar inositol ou combiná-lo com outros medicamentos prescritos, consulte o seu médico.

5. Diminuindo os sintomas de TPM e DPM

Já mencionamos que o inositol funciona muito bem em mulheres também. 

Como tal, provou ser um método super poderoso de redução dos sintomas da síndrome pré-menstrual (TPM) e da disfórica pré-menstrual (DPM). 

Segundo pesquisadores, as mulheres que usaram experimentaram uma notável redução dos sintomas como depressão e ansiedade.

6. Melhorar a qualidade do sono e tratar a insônia

Uma das principais causas de problemas de saúde mental, como névoa mental, ansiedade e depressão, é a falta de sono de qualidade. 

O inositol aumenta a serotonina e o GABA, neurotransmissores com efeitos promotores do sono. 

É por isso que é frequentemente referido como um tratamento eficaz para a insônia.

Para que mais o Inositol é usado?

Além de manter nossa mente clara, o inositol também pode ajudar com inúmeros outros problemas de saúde. Aqui estão alguns deles.

1. Prevenção do diabetes durante a gravidez

Durante a gravidez, algumas mulheres sofrem de alto açúcar no sangue. Esses problemas são conhecidos como diabetes gestacional e afetam cerca de 4 a 11% das mulheres.

Tomar inositol pode melhorar significativamente a função da insulina, um hormônio em nosso corpo que regula os níveis de açúcar no sangue. 

Embora sejam necessárias mais pesquisas, por enquanto, confirma-se que a combinação de mio-inositol e ácido fólico reduz significativamente o risco de desenvolver diabetes gestacional.

2. Minimizando os fatores de risco da síndrome metabólica

O inositol também pode ser usado para o tratamento da síndrome metabólica, um grupo de condições como baixos níveis de colesterol, alto açúcar no sangue ou pressão alta que pode causar inúmeras doenças crônicas. 

De acordo com um estudo clínico recente realizado em mulheres que sofrem de síndrome metabólica, tomar inositol duas vezes por dia reduziu os níveis de triglicerídeos e colesterol no sangue em 80% dos pacientes. 

Mais importante, 20% dessas mulheres não experimentaram nenhum sinal de síndrome metabólica no final da pesquisa.

3. Inositol e perda de peso

O inositol melhora os níveis de leptina, um dos reguladores mais significativos de gordura em nosso corpo. 

Este hormônio é criado por células de gordura e é suposto controlar nosso apetite e melhorar a queima de calorias. 

Às vezes, a resistência à leptina pode ser causada pelo desequilíbrio hormonal, tornando o processo de perda de peso extremamente difícil, mesmo para quem come de forma saudável e se exercita regularmente. 

É um dos poucos suplementos que podem aumentar os níveis de leptina e tratar a resistência à leptina.

Em segundo lugar, equilibra hormônios sexuais, como testosterona, estrogênio e progesterona. Mas, por que é importante? 

Estrogênio, por exemplo, é um hormônio poderoso que afeta nossas células de gordura. 

Seus altos níveis podem resultar em ganho rápido de peso e crescimento de gordura. Isso pode ser resultado de inúmeros fatores, como resistência à insulina ou maus hábitos nutricionais. 

O inositol ajuda a normalizar os níveis desses hormônios e regula a gordura efetivamente.

As Principais Fontes de Inositol

O inositol pode ser encontrado em quase todos os grupos alimentares. Alguns dos alimentos inositol mais comuns são:

No entanto, obter inositol apenas de comida não é suficiente. Por exemplo, para tomar apenas um grama de inositol através da comida, você teria que comer quase duas xícaras de feijão cozido. 

É por isso que inúmeros suplementos são projetados especificamente para nos ajudar a tirar o máximo dos níveis terapêuticos desta substância. 

Colina e inositol

Na maioria desses suplementos, o inositol é combinado com colina, outra substância natural que antes era considerada um tipo de vitamina B. 

Assim como o inositol, a colina melhora a saúde das células cerebrais e aumenta a função dos neurotransmissores, especialmente a acetilcolina que é responsável pela memória e aprendizado.

Quando embaladas juntas, essas duas substâncias naturais trabalham em harmonia e são mais poderosas do que quando tomadas separadamente. 

Dessa forma, seus traços se complementam e abrangem diferentes áreas da saúde cerebral, como mitigar a morte celular prematura, aumentar a saúde das membranas celulares e melhorar a capacidade de resposta das células cerebrais. 

Inositol: Ingrediente do nootrópico Biohack

Embora não seja tão popular quanto, por exemplo – gingko, o inositol pode servir como um  excepcional suplemento de saúde cerebral

O mais importante é que ele é poderoso o suficiente para complementar ou mesmo substituir medicamentos fortes e, ao mesmo tempo, é seguro de usar. 

Ainda assim, pesquisas mostram que ele pode ter certos efeitos colaterais, como contrações uterinas em gestantes ou tonturas e dor de cabeça se usado em doses maiores. 

Para evitar tais problemas e tirar o máximo de seus benefícios terapêuticos, você precisa consumi-lo sabiamente.

Não perca tempo peça já o seu. 

Comentários
Sair da versão mobile