A chef fitness e atleta profissional Patricia Mello é especializada em gastronomia restritiva e funcional, cujo principal objetivo segundo Mello, é a inclusão desses grupos (celíacos, intolerantes a lácteos, diabéticos, vegetarianos, veganos etc.) sejam estes por ordem medica e ou por opção podendo ser temporária ou definitiva. “Pra mim a gastronomia esta ligada diretamente ao prazer, a socialização, ao estar junto, e confesso que eu me sentia muito incomoda quando dizia que não consumia açúcar refinado, e, logo me perguntavam: Você esta doente? é diabética? Eu não sou, mas se eu fosse? As pessoas tem direito a fazer opções”.
Como levar uma vida gluten free
Patricia Mello mantém um estilo de vida saudável e optou pela exclusão do açúcar refinado a muitos anos, embora não tenha nenhuma intolerância ao glúten por exemplo, a chef fitness reduziu em 90% o consumo de glúten no seu dia-a-dia, e esclarece porque reduzir o glúten da dieta traz benefícios: “Entre esses fatores, a diminuição do consumo de alimentos industrializados, que geralmente estão associados ao glúten, como bolachas, cerveja e massas, por si só, já garante boas perspectivas à saúde. Logo, ao diminuir ou retirar o glúten da dieta, na verdade você está retirando produtos também ricos em carboidratos simples, ricos em açúcares e calóricos. Logo, os benefícios não virão somente por tirar o glúten, e sim por ter uma alimentação melhor e menos industrializada como consequência”.
No entanto, Patrícia alerta que os médicos recomendam cautela: “o glúten, segundo os especialistas médicos, pode ser abolido da dieta como opção mas não é algo obrigatório. A retirada total do glúten é recomendada mediante uma avaliação clínica e uma orientação profissional, que aponte doença celíaca, que é a intolerância ao glúten”.
A chef fitness aponta 5 benefícios de uma vida sem glúten (precisamos mudar aqui, talvez substituir por alimentação saudavel ou semum de cada um dos grupos)
– Há melhora na digestão, contribuindo para redução de sintomas de diarréia, refluxo e cólicas intestinais causadas pela sensibilidade ao glúten.
– Perda de peso de forma rápida, pois a maioria dos alimentos fonte de carboidrato possuem glúten;
– Reduz inflamações causadas por doenças autoimunes, artrites e problemas intestinais;
– Diminuição da fome e compulsão;
– Previne o aparecimento de osteoporose e anemia nas pessoas que apresentam a sensibilidade ou alergia a proteína do glúten e que acabam comprometendo o funcionamento normal do intestino.
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.