Todos nós temos uma ansiedade natural, que nos move para a concretização de nossas metas. Contudo, torna-se um problema quando começa a atrapalhar nossa rotina e nossas relações.
Ficamos apreensivos diante de novidades, às vezes estamos esperando uma boa notícia, uma viagem de férias, que nos deixa mais ansiosos. Nos tempos atuais, vivemos em uma intensa competitividade e o excesso de ansiedade pode refletir negativamente na rotina, já que, entre os sintomas da ansiedade, temos inquietação, impaciência, pouca concentração ou memória, irritabilidade, insônia entre outros.
O ato de comer envolve aspectos fisiológicos e psicológicos, uma vez que o alimento, além de saciar a fome, também está ligado ao prazer, recordações, encontros com amigos ou familiares. Comer, muitas vezes, pode ser uma forma de aliviar sentimentos negativos como raiva ou frustração.
Quando a pessoa está muito estressada ou ansiosa, ocorre um aumento do apetite, que é caracterizado por uma resposta fisiológica do organismo perante o estado emocional. Pode parecer que não, mas é comum as pessoas associarem o alimento a uma forma de aliviar ou compensar um sofrimento.
Quem nunca devorou um prato cheio de brigadeiro, ou uma barra gigante de chocolate quando se sentiu triste ou teve alguma desilusão amorosa?
Quais são esses alimentos
Diversos estudos indicam que alguns nutrientes podem ajudar a diminuir os efeitos da ansiedade:
- Alimentos fonte de vitamina B3 – Fígado, frango, abacate, arroz integral;
- Vitamina B6 – Encontrada em peixes, grãos integrais, ovos, leguminosas (feijões, ervilhas, lentilha e grão de bico), banana, abacate, batata e couve flor;
- Vitamina C – Encontrada na laranja, limão, acerola, kiwi, caju, morango, entre outros. Diversas pesquisas têm associado o consumo dessa vitamina à diminuição da secreção do cortisol (hormônio ligado ao estresse);
- Triptofano – Nutriente encontrado em alimentos ricos em proteínas como, por exemplo, carnes, leite e derivados e ovos. O triptofano é o precursor da serotonina, que é um neurotransmissor responsável pela sensação de bem estar;
- Ômega 3: Super recomendado para tratar sintomas de ansiedade e depressão, tem uma ação anti-inflamatória, melhorando o cérebro.
- Banana – Possui em sua composição potássio, vitamina B6, magnésio e biotina, que favorece no repouso e sono;
- Maracujá – Tem ações calmantes e sedativas;
- Chá de camomila – Indicado para diminuir insônias leves;
- Chá de erva cidreira – Pode diminuir distúrbios do sono.
Uma vida saudável é a base para a manutenção de um bom estado de saúde, que conseguimos alcançar através de uma alimentação variada e equilibrada. É preciso variar ao máximo o consumo de frutas, verduras, legumes e grãos integrais, já que, desta forma, conseguimos obter um pouco de nutrientes de cada um dos alimentos ingeridos.
A prática de atividades físicas é também essencial, ajudando a manter o peso adequado e diminuindo o risco da ansiedade e doenças crônicas não transmissíveis (diabetes, hipertensão, obesidade etc).
Livre-se do ciclo: ansiedade, que leva a refeições exageradas, as quais levam ao ganho de gordura, culpa e baixa auto-estima, o que aumenta mais a ansiedade. Aprenda a descontar sentimentos negativos em outras atividades pelas quais possui maior afinidade, que ajudem minimizá-la.
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.