Redes Sociais

Saúde

Atividade Física é fator determinante para a longevidade

Exercícios previnem doenças cardiovasculares e respiratórias, diabetes, osteoporose, colesterol alto e dores articulares.

No Brasil, o número de idosos com 80 anos ou mais pode passar de 19 milhões em 2060, um crescimento de mais de 27 vezes em relação a 1980, quando o País tinha menos de 1 milhão de pessoas nessa faixa etária. Em 2016, foram contabilizados, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 3.458.279 de idosos com mais de 80 anos.

Isso porque a expectativa de vida para os brasileiros hoje é de 74,9 anos. Mas, para se chegar a essa idade com saúde, é fundamental manter, além de uma alimentação saudável, a prática de atividades físicas, revela a profissional de educação física e especialista em saúde da mulher, Grazielle dos Santos. ”Quando propomos que nossos pais, avós, tios incorporem na sua vida um programa de atividade física, estamos plantando a semente da longevidade e qualidade de vida. Antes tarde do que nunca. Por anos, as gerações se preocupavam com o trabalho, o aumento da renda para trazer conforto para suas famílias. Mas para que nossas famílias vivam com mais saúde devemos nos ater a este fato”.

Os objetivos que se definem para um idoso ao aderir a um programa de exercícios é a manutenção da saúde, a prevenção de doenças, a melhora nas AVD´s (atividades da vida diária). ”A nossa intenção é cuidar do fortalecimento muscular, da flexibilidade, do controle das doenças cardiovasculares, diabetes, osteoporose, colesterol alto, doenças cardiorrespiratórias e dores articulares que são comuns com o envelhecimento do indivíduo”, explica a fisioterapeuta e doutora em saúde da mulher Vitória Goulart.

Com a liberação médica e um bom estado físico o idoso pode realizar qualquer atividade física e até mesmo diversos esportes, desde uma simples caminhada, bicicleta e natação, até musculação e alongamento O importante, segundo Grazielle dos Santos, é que as pessoas escolham a atividade que lhes dê algum prazer. ”Um ambiente de grupo, por exemplo, pode proporcionar um reforço social. Devemos também escolher alguma atividade que promova o bem-estar físico e mental, além da manutenção da saúde”.

As intensidades dos exercícios e a freqüência devem ser estabelecidas de acordo com o estado físico e os objetivos a serem alcançados com essa prática. Segundo o Colégio Americano de Ciências do Esporte, a prática de exercícios deve ser diária, começando com baixas intensidades e divididos em treinamentos aeróbios e de resistência muscular. Podem ser realizados de 3 a 4X por semana e ter duração máxima de 60 minutos. A fisioterapeuta Vitória Goulart conta que ”se o indivíduo não conseguir realizar esse treinamento de forma intermitente, ele pode ser realizado em tempos mínimos de 10 minutos ao longo do dia.”

Fontes:
Vitória Goulart, Fisioterapeuta, Doutora em Saúde da Mulher e criadora do Projeto Mães em Movimento. CREFITO 4-62152F

Grazielle dos Santos Figueira, Profissional de Educação Física, Especialista em Saúde da Mulher e membro do Projeto Mães em Movimento. CREF 6-20745G/MG

Continua lendo
Publicidade
Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias

Ciência cosmética incorpora o uso da nanotecnologia na produção de produtos que potencializam os efeitos

• atualizado em 31/10/2018 às 17:52

A nanotecnologia está cada dia mais presente na indústria brasileira. Além da ciência, outros setores estão aderindo este tipo de tecnologia para inovar no lançamento de produtos, como os cosméticos. A nanotecnologia aplicada à cosmética refere-se à utilização de pequenas partículas contendo princípios ativos que são capazes de penetrar nas camadas mais profundas da pele, potencializando os efeitos. De acordo com Patrícia Fernandes, mestre em Biotecnologia Aplicada a Saúde e biomédica da Biogalena, além da nanotecnologia, os neurocosméticos também estão na mira das indústrias.

“Produtos que possuem a nanotecnologia aumentam a permeação e distribui melhor o ativo na pele. Já os neurocosméticos se baseiam no fato da pele ter receptores para neurotransmissores. Isto quer dizer que substâncias químicas que normalmente servem para agir no sistema nervoso, transmitindo impulsos e sensações (endorfinas, por exemplo, que são moléculas geradoras de prazer e bem estar produzidas pelo cérebro em algumas ocasiões como quando comemos chocolate ou fazemos exercício), podem ser captadas e agir também na pele”, explica.

No caso dos neurocosméticos, Patrícia ressalta que o mercado desenvolveu produtos com ativos que estimulam a produção de endorfina na pele. Esses vão ativar o hormônio da pele e produção de fibroblastos e colágeno. “As vantagens do uso da nanobiotecnologia na produção de nanocosméticos e formulações dermatológicas advêm da proteção dos ingredientes quanto à degradação química ou enzimática, do controle de sua liberação, principalmente no caso de irritantes em altas doses, e do prolongamento do tempo de residência dos ativos cosméticos. Outros benefícios são a penetração mais profunda através da epiderme, resultados visíveis em menos tempo, ter ação prolongada, ter toque leve e suave”, afirma.

Gel Redutor de Celulite – Imagem: Divulgação BIOGALENA

Exemplos de ativos veiculados em nanopartículas:

  • Nanoesferas de vitamina C: ação antioxidante além de estimular a produção de colágeno pela pele;
  • Nanoresveratrol: potente antioxidante, regenera a pele, ação antienvelhecimento;
  • Nanocafeína: no combate à celulite, ativador da lipólise;
  • Nano-hidroxiácidos: promove a renovação celular, usado como peeling químico suave;
  • Nanokójico: ação clareadora e anti-idade;
  • Nanofatores de crescimento: promovem ativação na produção de colágeno, melhoram a cicatrização e ainda estimulam o crescimento do cabelo;
  • Nanopartículas de óxido de titânio: fotoproteção segura e sem textura oleosa e esbranquiçada.

Sobre a Biogalena

Desde 1992, a Biogalena —empresa belo-horizontina — desenvolve produtos de alta tecnologia para rejuvenescimento facial e corporal. Além dos cosméticos tradicionais, desenvolve produtos utilizando a nanotecnologia e a neurocosméticas. Atualmente, a marca possui 41 produtos focados em home care e linhas profissionais.

Continua lendo

Notícias

Ciclo de Palestras para Pais 2018

• atualizado em 10/05/2018 às 11:17

Com base na medicina ampliada pela antroposofia, os encontros são mensais e buscam a compreensão do ser humano como caminho para a educação (e auto-educação). Além das necessidades das crianças e jovens em cada fase da vida

[dropcap size=big]A[/dropcap] manutenção da boa saúde exige uma série de cuidados e ações preventivas. Para conquistar essa condição, o homem precisa ter harmonia na mente, corpo e emoções. E uma modalidade médica pouco conhecida contribui para esse feito, a medicina ampliada pela Antroposofia. “O objetivo é levar a compreensão do ser humano como um ser em transformação e suas necessidades em cada fase de vida. Além de auxiliar pais e educadores a compreenderem as demandas de cada faixa etária em um momento que há um aumento nos casos de depressão, automutilação, tentativas frustradas ou autoextermínio em idades cada vez mais jovens”, explicou a clínica geral Danielli Ferraz, com formação em medicina ampliada pela Antroposofia.

A especialidade surgiu na Europa central, por volta de 1920, a partir da iniciativa da médica Ita Wegman, tendo como base os conhecimentos da Antroposofia, desenvolvida pelo filósofo Rudolf Steiner. “Antropos = homem; Sophia = sabedoria”, explicou a médica. Segundo ela, esta é uma maneira de cuidar do ser humano entendendo-o como um ser em desenvolvimento físico-anímico e espiritual, que interage com mundo ao ser redor, modificando-o e sendo modificado por ele.

A médica também esclarece que a medicina ampliada pela Antroposofia pode ser aplicada conjuntamente a qualquer especialidade médica, uma vez que busca enxergar o ser humano e seus processos por trás de cada doença, como a sua história de vida, traumas, humor, modo de reagir às situações da vida, entre outros. “O uso da antroposofia é indicado em qualquer faixa etária e condição de doença física ou emocional, e até mesmo para pessoas que queiram manter-se saudáveis. O resultado é que o ser humano tratado encontre seu equilíbrio em seu âmbito físico, emocional e mental”, ressaltou.

Ciclo de palestras

Pensando nisso, a especialista elaborou um ciclo de palestras para atender à demanda atual de pais que buscam orientação na educação de seus filhos. Confira as datas e os temas abordados nas palestras:

• 28/05: A educação sobre 4 pontos de vista;

• 20/06: Os primeiros sete anos de vida – O mundo é bom?

• 25/07: A ordem de nascimento dos filhos – Existe diferença em ser primeiro, segundo, terceiro ou demais filho?

• 22/08: Dos sete aos quatorze anos de vida – O mundo é belo?

• 19/09: Os temperamentos – A pessoa terra, água, ar e fogo;

• 24/10: Ritmo, sono, limite e tecnologias: como interferem na saúde da criança?

• 12/11: Os doze sentidos – Qual a relação do número 12 com a criança, com o ser humano?

• 05/12: O jovem de 14 a 21 anos – O mundo verdadeiro?

Serviço:

As palestras começam em Maio e terminam em dezembro, sempre uma vez por mês, durante a semana em horário noturno, com duração de 90 minutos acrescidos de 15 minutos finais reservados à perguntas. O local é na Rua Montes Claros, 1429 – Sion. Informações e inscrições pelo: (31) 98554-2129 (whatsapp).

Fonte: Danielli Ferraz, clínica médica com formação ampliada pela antroposofia e especialista em cardiologia (@dra.danielliferraz).

Assessoria de Imprensa

Déborah Ribeiro - Assessora de Comunicação e Imprensa
Letra Comunicação e Marketing
www.letracomunicacao.com
[email protected]
(31) 3236-1477 ou 98429-7565

Continua lendo

Saúde

Inovação e praticidade / Invisalign: Tratamento ortodôntico chega para revolucionar mercado e trazer mais conforto para pacientes

• atualizado em 15/06/2018 às 21:07

Dr.Rodrigo Almada é especialista
nessa técnica que já atendeu mais
de 5 milhões de pessoas em todo mundo

 

[dropcap size=big]T[/dropcap]ratar da saúde bucal nunca foi uma tarefa fácil na vida dos brasileiros. Em primeiro lugar, porque o tratamento era custoso e em segundo lugar, doloroso. No entanto, com o passar dos anos e com as novas tecnologias essa situação foi mudando. No lugar do tradicional aparelho ortodôntico que incomoda e exige uma rigorosa manutenção, o Invisalign (novo método) vêm crescendo no mercado e chamando a atenção pelo conforto que as pessoas tanto esperaram durante o tratamento ortodôntico.

Dr. Rodrigo Almada em sua clínica

Dr.Rodrigo Almada, (da Rodrigo Almada Ortodontia e Estética Facial – Top Invisalign Doctor do Brasil / CRO/MG- 21.100) vêm trabalhando nessa nova técnica com muito profissionalismo. Graduado em Odontologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), no ano 1995, têm especialização em Ortodontia e Ortopedia Facial pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Além disso, têm curso de perfeiçoamento em Odontologia do Sono e Disfunção Têmporo-Mandibular (DTM), Mestrado em Administração pela Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerais (FEAD) e a participação em mais de 100 cursos de aperfeiçoamento e congressos em todo o Brasil.

Em Belo Horizonte / Minas Gerais, Dr.Rodrigo Almada têm duas clínicas odontológicas, sendo uma no Bairro de Lourdes e outra no Bairro Floresta. Ambas com equipe multidisciplinar, onde são realizados todos os procedimentos odontológicos com o que existe de melhor em cada especialidade na Odontologia atual. Em entrevista, o especialista (que é um dos dentistas mais capacitados no tratamento com a técnica no Brasil), explica que o ‘Invisalign’ vem ganhando notoriedade, tanto que já tratou ‘mais de 5 milhões’ de pessoas no mundo.

*O senhor é Top Invisalign Doctor (ou seja, é bastante diferenciado no uso da técnica) em Belo Horizonte – Minas Gerais / Brasil. Qual a importância que o senhor vê no Invisalign, este novo sistema de tratamento ortodôntico que hoje é o mais avançado do mundo?

O Invisalign é um sistema ortodôntico super tecnológico que já tratou mais de 5 milhões de pacientes em todo mundo. Possui uma das técnicas mais confiáveis e modernas que existe, comprovada cientificamente. É caracterizado por um conjunto de alinhadores feitos personalizados para cada paciente, posicionando os dentes gradativamente afim de alcançar o sorriso que o paciente espera. Não interferem no estilo de vida, já que são muito transparentes e finos, sendo praticamente imperceptíveis. O planejamento do tratamento é feito previamente por um software e após a aprovação, os alinhadores são fabricados nos EUA e enviados em embalagens exclusivas e individuais, os quais levam os dentes às posições que haviam sido planejadas anteriormente através do software. O Invisalign é indicado para quem não quer usar aparelhos fixos, colados aos dentes, e que facilite os cuidados de higienização, além de não ter nenhuma restrição alimentar.

Dr. Rodrigo Almada (centro de terno cinza). Invisalign em destaque.

*Dr. Rodrigo Almada, o novo tratamento ortodôntico atende desde jovens até idosos, ou apenas um público específico? Descreva.

O sistema é capaz de tratar desde pré-adolescentes até pessoas idosas, além disso, ele permite que tratemos problemas ortodônticos de baixa à alta complexidade, ou seja, a princípio não existe restrições para se utilizar o Invisalign ao invés do aparelho fixo convencional. Logicamente, é necessária uma avaliação pelo ortodontista para determinar o custo x benefício de se realizar ou não um tratamento ortodôntico, já que nem todas as más oclusões merecem ser tratadas, independente se com o aparelho Invisalign ou mesmo com o aparelho fixo convencional.

*Em relação aos tradicionais aparelhos ortodônticos, esse novo tratamento traz um resultado mais rápido, ou falamos apenas de algo estético? Ele é menos doloroso que o aparelho tradicional?

Por ser muito mais preciso e previsível, o tratamento ortodôntico com o Invisalign tende a ser mais rápido, comprovado inclusive através de artigos científicos, e os pacientes relatam muito menos dor com a movimentação dentária se comparado ao aparelho fixo tradicional. Ou seja, além de todas as vantagens estéticas e a manutenção da qualidade de vida do paciente, ele também traz o conforto que as pessoas tanto esperaram durante o tratamento ortodôntico.

*É preciso fazer manutenção desse aparelho ortodôntico, como se faz com o tradicional aparelho? Qual a diferença?

A ativação deste aparelho ocorre com a troca para um novo conjunto de alinhador, o que idealmente é feito de 7 a 14 dias. O paciente normalmente comparece ao consultório uma vez ao mês para fazer o controle da movimentação realizada pelos alinhadores dentários e se necessário fazemos mínimos ajustes. Contudo, em casos de viagem ou dificuldade em comparecer ao consultório mensalmente, o sistema Invisalign permite que façamos consultas mais espaçadas sem aumentar o tempo total de tratamento, basta o paciente levar mais alinhadores para trocar em casa, já com o aparelho fixo, se o paciente não comparece na data combinada, gera um aumento no tempo total de tratamento.

*A saúde bucal do brasileiro é uma preocupação entre os especialistas da área. Com esse novo tratamento (que esteticamente é mais bonito que o aparelho ortodôntico tradicional), o senhor acredita que as pessoas começarão a se interessar mais pelo tratamento (uso do aparelho) para alinhamento dentário?

Vários pacientes que nos procuram relatam que só corrigiria a posição dos seus dentes com o uso de alinhadores dentários, já que de forma alguma toparia colocar o aparelho fixo tradicional, mesmo aqueles aparelhos fixos estéticos de porcelana. Portanto, o sistema Invisalign permitiu que uma parcela da população realize o seu tratamento ortodôntico, que na maior parte das vezes têm uma necessidade muito maior que a estética, visto que o sistema antigo de aparelho fixo não atenderia suas expectativas de manter a qualidade de vida durante um eventual tratamento ortodôntico.

Dr. Rodrigo Almada durante atendimento (Foto autorizada)

*Em seus consultórios Dr. Rodrigo Almada, qual a média de pacientes que procuram esse novo tratamento? Eles têm buscado mais por essa nova técnica, ou existe algum receio ainda pelo o que o senhor percebe?

Com a divulgação crescente do sistema Invisalign várias pessoas já chegam ao consultório perguntando por ele, e aqueles que não o conheciam antes da consulta, se encantam quando apresentamos o Invisalign. Um problema que ainda enfrentamos é a falta de conhecimento do sistema por parte de alguns profissionais, tanto ortodontistas quanto outros dentistas clínicos, que por não conhecerem o sistema acabam criticando e muitas vezes condenando o seu uso, mas simplesmente por falta de conhecimento. Um trabalho que tenho feito junto a estes profissionais é mostrar através de palestras o seu funcionamento e a enorme quantidade de casos tratados e sempre com resultados muito satisfatórios, até mais do que com o aparelho fixo.

*O senhor consegue mensurar a satisfação dos pacientes que utilizam esse novo tratamento? Eles têm dado um bom retorno pós uso?

Os pacientes que já utilizaram o Invisalign são muito mais satisfeitos com o tratamento do que aqueles que utilizaram o aparelho fixo, tanto é que o índice de indicação para amigos e familiares é de 4 vezes maior (Índice Promoter). Consigo ver isso claramente nas consultas, já que chegam ao consultório sem o menor receio do que vai acontecer e sabendo que será uma consulta muito tranquila e rápida. Lógico que quem está satisfeito com o seu tratamento, quer que as pessoas próximas tenham o que existe de melhor e é isso que tenho percebido cada vez mais na minha clínica, pacientes vindo por indicação de algum amigo ou parente.

*Dr. Rodrigo Almada, é fato que os pais devem se atentar desde cedo com a saúde bucal de seus filhos. Todavia, poucos fazem. Sendo assim, em sua opinião, qual a idade exata para que os pais já comecem a se preocupar com a saúde bucal das crianças?

Seria interessante que a criança consultasse um odontopediatria a partir do nascimento dos seus primeiros dentinhos de leite que ocorre por volta dos seis meses de idade. Em relação ao controle ortodôntico, o indicado é que a criança consulte um ortodontista por volta dos 5 anos de idade, pois nesta idade já conseguimos diagnosticar alterações no processo de erupção (nascimento) dos dentes e no crescimento dos ossos da face e se necessário intervir precocemente, evitando que aconteçam alterações irreversíveis na formação dentária e do crescimento facial da criança.

*Clínica Dr.Rodrigo Almada:

Endereço:
Av. Bias Fortes, 197, casa 2, Lourdes, Belo Horizonte/MG – CEP: 30170-010

Telefone:
(31) 3024-9030 | 98419-6848

Email:
[email protected]

*Grupo Odontológico Floresta:

Endereço:
Rua Ponte Nova 857 – Salas 201/205 – Floresta – Belo Horizonte/MG – CEP: 31110-150

Telefone:
(31) 3423-0081 | 3423-6084 | 99247-0143

Email:
[email protected]

Texto: Assessoria de Comunicação – Direitos Reservados.

 

Confiram mais algumas fotos da
clínica Dr. Rodrigo Almada:

Continua lendo