ÚLTIMASBelo Horizonte registra primeira morte por dengue em 2020 saiba mais
Saúde

Cardiopatas são mais predispostos a complicações por gripe

A gripe é uma doença respiratória viral aguda transmitida entre as pessoas. Pacientes com doenças cardiovasculares crônicas, comoinsuficiência cardíaca, doença coronariana e hipertensão apresentam maior risco de gripe com complicações e são uma das prioridades para a vacinação contra a influenza, doença causada pelo vírus da gripe.

A Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) indica a imunização contra a influenza como a melhor forma de prevenção para os riscos da gripe nesse grupo. “Para quem possui a saúde debilitada por problemas cardíacos, existe um maior potencial de infecção com complicações, levando a uma pneumonia com chances de hospitalização”, comenta Marcus Bolívar Malachias, presidente da SBC.

Outros fatores de risco, inclusos nesse grupo prioritário, precisam de atenção, como tabagismo, diabetes e colesterol alto. “Pacientes que realizaram transplante de coração também devem se vacinar anualmente”, complementa Marcus.

O estudo “Influenza em pacientes com doenças cardíacas” aponta evidências de que a influenza pode causar miocardite, que é a inflamação do miocárdio, arritmias cardíacas e desencadear infarto agudo do miocárdio, causando complicações graves e óbito, até mesmo em pessoas previamente saudáveis. A vacinação reduz significativamente o risco de complicações em pacientes com doenças que comprometem o funcionamento correto das artérias e vasos sanguíneos, como a doença arterial coronariana, algumas condições ateroscleróticas e acidentes cerebrovasculares.

As manifestações clínicas relacionadas à influenza são as mesmas para os  vírus A ou B, porém um estudo de 45 indivíduos com média de idade de 11 anos, conduzido nos EUA, demonstrou que a evolução fatal  foi muito mais rápida nos casos de infecção pelo vírus B. Metade dos pacientes infectados com vírus B morreu dentro de três dias após o início dos sintomas.

A proteção contra o vírus B pode ser feita através vacina quadrivalente. A quadrivalente da Sanofi Pasteur proporciona maior proteção contra a influenza e suas complicações, pois contém uma cepa B adicional em relação à vacina trivalente (duas A e duas B), e é a única vacina quadrivalente licenciada para crianças a partir dos seis meses de idade. As duas cepas B, Yamagata e Victoria, têm cocirculado com as cepas A (H1N1) e A (H3N2) há mais de uma década, em diversos países, incluindo o Brasil. A vacina é recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

A efetividade da vacina contra a gripe (ou sua capacidade de prevenir a doença e suas complicações) pode variar de uma temporada para outra. Também pode mudar dependendo da pessoa que recebe a vacina, de acordo com sua idade e estado de saúde e conforme a semelhança ou “compatibilidade” entre os vírus incluídos na vacina e aqueles disseminados na comunidade.

Apesar dessas variações, estudos demonstram que, caso indivíduos vacinados contraiam a enfermidade, os sintomas serão mais leves, além de diminuir o risco de hospitalização, especialmente no caso de crianças, idosos e portadores de doenças crônicas, entre os quais ocorrem quadros mais graves e maiores índices de mortalidade.

 

7725 Publicações

Sobre
A Por Dentro de Minas é um portal que traz as principais notícias do Estado de Minas Gerais.
Artigos
Relacionados
NotíciasSaúde

Tratamentos odontológicos devem continuar na pandemia?

Especialista alerta sobre importância de manter cuidados e continuar com os procedimentos já iniciados para evitar complicações A pandemia da Covid-19 trouxe…
NotíciasSaúde

Especialista do CENSA Betim explica como lidar com pessoas com autismo em tempos de pandemia

Gizele Martins, psicóloga do CENSA Betim, instituição que atua há mais de 55 anos nos cuidados a pessoas com deficiência intelectual, compartilha…
MF Press GlobalSaúde

Dr. Gustavo Menegucci revela o que fazer caso tenha problemas com sua lente de contato dental durante a quarentena

As lente de contato dental, que se tornaram um sucesso principalmente entre celebridades como Neymar, Zac Efron, Larissa Manoela, Flavia Alessandra, Scheila Carvalho,…
Power your team with InHype

Add some text to explain benefits of subscripton on your services.

Deixe uma resposta