A conhecida toxina botulínica (botox), utilizada em tratamentos estéticos e dermatológicos, também tem ajudado muito os pacientes odontológicos a conquistarem uma melhor saúde e qualidade de vida. Além de contribuir paraa eliminação de rugas, linhas ao redor dos olhos (pés de galinha) e da boca, amenizar marcas de expressão da testa e do queixo, vincos verticais do pescoço e do colo, levantar a região das sobrancelhas e diminuir a sobra de pele da pálpebra superior, a substância já é usada para melhorar problemas de saúde bucal. “A utilização do botox para tratar problemas bucais é extremante segura, por isso, um número cada vez maior de profissionais da odontologia buscam neste medicamento a solução para os seus pacientes”, explica a cirurgiã-dentista Dra. Regina Bregalda, especialista em implantes, reabilitação oral e estética global do sorriso.
Na odontologia, a toxina botulínica pode ser usada para tratamentos de bruxismo, sorriso gengival, dores orofaciais, hipertrofia de músculos, disfunções têmporo-mandibulares, assimetria de sorriso, entre outros.
Para o bruxismo, por exemplo, a toxina botulínica ajuda tanto os pacientes que rangem quanto os que apertam os dentes. A substância é aplicada de cada lado da face, nos principais músculos da mastigação para fazê-los perderem a força excessiva e o estímulo para o bruxismo. “É um tratamento novo que vem apresentando resultados incríveis, sobretudo em casos complexos”. O tratamento também vem sendo usado para casos de disfunção de ATM e dor orofacial. Muitas pessoas descarregam suas tensões apertando fortemente os dentes, o que causa grandes prejuízos dentários, musculares e ósseos. A toxina tem uma importante ação para bloqueio desses hábitos excessivos. ‘’Dores de cabeça também podem ser controladas pelo cirurgião dentista com aplicação de botox’’, diz Dra. Regina.
Para quem busca um sorriso perfeito, o botox também pode ajudar. Pacientes que ao sorrirem mostram a gengiva em excesso – chamado sorriso gengival – podem fugir da cirurgia em alguns casos. Com uma pequena aplicação de cada lado da face, o músculo responsável por tracionar o lábio superior para cima e, consequentemente expor a gengiva de forma exagerada, recebe um bloqueio químico e tem sua atividade diminuída. Segundo Dra. Regina Bregalda, não há perda de sensibilidade no lábio superior, nem a sensação de face paralisada. Para corrigir sorrisos assimétricos, basta uma simples aplicação do medicamento, que normaliza gradativamente sorrisos que elevam mais um lado do lábio superior do que o outro – o sorriso torto.
As principais vantagens da utilização do botox para tratar problemas bucais são os rápidos resultados no tratamento, além de ser uma solução que apresenta pouquíssimos – e passageiros – efeitos colaterais.
Dra. Regina Bregalda é Graduada em Odontologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Pós-graduada em Prótese Dentária pelo Instituto de Estudos da Saúde & Gestão Sérgio Feitosa (IES), Especialista em Implantodontia pelo Grupo de Apoio à Pesquisa Odontológica na Faculdades Unidas do Norte de Minas (GAPO/Funorte), Pós-graduada em Cirurgia Avançada, também pela Funorte, Pós-graduada em Bioplastia, Plástica Gengival e Estética Global do Sorriso pelo Instituto de Biologia Oral (IBO) e formada em estética orofacial pela Odonto Partners and M.A.R.C. (Miami Anatomical Research Center), nos Estados Unidos.
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.