A Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte (SMSA) está investigado um caso de microcefalia, possivelmente causado pelo zika vírus, transmitido pelo Aedes aegypti.
Um bebê nascido na última semana no Hospital Sofia Feldman, no bairro Tupi, na região Norte da capital foi diagnosticada com a doença, e material foi coletado do recém-nascido e da mãe está em análise pela Fundação Ezequiel Dias (Funed) e pelo Instituto Osvaldo Cruz (Fiocruz).
Segundo a SMSA, todos as medidas estão sendo seguidos, incluindo exames para possível diagnóstico de rubéola, toxoplasmose e citalomegalovirus, além de dengue e febre chikungunya. Até a tarde dessa segunda (30), o Ministério da Saúde não havia sido notificado.
A microcefalia
A microcefalia é quando o bebê ao nasce o crânio é menor do que o normal, é considera doença quando o perímetro da cabeça é menor do que 33 cm, enquanto o esperado é que bebês tenham pelo menos 34 cm.
A microcefalia é causa pelo zika vírus, transmitido pelo Aedes aegypti, durante a picada. Outros possíveis causadores são abuso de álcool e drogas ilícitas na gestação e síndromes genéticas como o Down. A Toxoplasmose, rubéola e citomegalovírus são algumas doenças que causam a microcefalia.
Foram notificados pelo Ministério da Saúde, até o dia 28 de novembro, 1.248 casos suspeitos de microcefalia em 311 municípios de 13 estados e no Distrito Federal.
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.