Rede SUS-BH oferece exames laboratoriais e de diagnóstico



A Rede SUS-BH oferece aos usuários do sistema uma rede própria de serviços de exames laboratoriais e de diagnóstico. Somente em 2014 foram realizados mais de 6 milhões de exames laboratoriais na rede. Para coordenar esse trabalho, existe a Gerência de Apoio e Diagnótico (Gedig), que atende as demandas e os fluxos assistenciais das redes primária e secundária e de atenção especializada da rede de urgência do município.

A organização e o planejamento desse serviço, que conta com quatro farmacêuticos-bioquímicos lotados na Gedig e 435 servidores em vários laboratórios, permite agilizar, por exemplo, o mapeamento dos casos positivos de dengue. Esses dados servem para nortear a progressão e as ações a serem tomadas por gerências interligadas e responsáveis pelo controle da doença em Belo Horizonte.

Segundo a gerente da Gedig, Geralda Eni Rufino, a rede dispõe de cinco laboratórios distritais e um laboratório municipal de referência, além de outros seis distribuídos em Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), onde são realizadas cerca de 80 mil análises mensais.

Os laboratórios das UPAs atendem pacientes que se consultaram no setor de urgência dessas unidades e os resultados dos exames são entregues durante o atendimento. Já os laboratórios distritais realizam todos os exames ambulatoriais do material coletado nos centros de saúde.

São feitas, em média, de 25 a 30 coletas diárias em cada centro de saúde. Os materiais coletados são levados para o laboratório distrital de referência de cada centro de saúde. Eles fazem, aproximadamente, 450 mil exames mensais. Assim que ficam prontos, os resultados são devolvidos aos centros de saúde.

“Os laboratórios do SUS-BH oferecem serviço diferenciado e de qualidade. Não ficam devendo nada a outros laboratórios”, ressaltou Geralda Rufino. Por meio de um programa de qualidade externo, uma empresa especializada faz, periodicamente, a aferição dos exames, dando retorno com o índice de acerto dos mesmos. Hoje, apenas 4% dos exames são feitos em laboratórios terceirizados.

Resultado pela internet

Os resultados são liberados para os pacientes em um prazo de 48 a 72 horas, pela internet (www.pbh.gov.br/saude/resultadosexames). O paciente pode acessar o serviço usando o protocolo recebido durante a consulta médica ou buscar o resultado no centro de saúde onde se consultou. Essa comodidade é oferecida pelo SUS-BH desde dezembro do ano passado. “Esse é um diferencial que oferecemos aos usuários”, salientou Geralda.

Comentários
Total
0
Shares

Relacionados
Total
0
Share