Seu navegador não oferece leitura em voz alta.
A BR-040 ganhará um sistema de pedágio eletrônico sem cabines ou cancelas no trecho entre Juiz de Fora e o Rio de Janeiro. A Elovias iniciou as obras para implantação do Free Flow no km 831, em Simão Pereira, na Zona da Mata mineira.
Escolha o Por Dentro de Minas como sua fonte de notícias no Google
Novo recurso permite definir quais portais você quer ver. Receba conteúdo de quem você já confia.
A previsão da concessionária é que o novo pórtico entre em operação em 4 de novembro de 2026. A estrutura substituirá a atual praça de pedágio convencional localizada no km 819,3, também em Simão Pereira.
Inicialmente, o equipamento estava previsto para ser instalado no km 3 da BR-040, em Comendador Levy Gasparian, no Rio de Janeiro. A localização foi alterada após acordo entre as prefeituras de Levy Gasparian e Simão Pereira, com autorização da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
Como funcionará o Free Flow
No Free Flow, os motoristas não precisam parar em cabines para pagar o pedágio. Câmeras e sensores instalados no pórtico identificam os veículos enquanto eles circulam pela rodovia.
Para veículos equipados com TAG, o pagamento será processado automaticamente pela conta vinculada ao dispositivo.
Quem não tiver TAG será identificado pela placa do veículo e precisará consultar e pagar a tarifa posteriormente pelos canais que serão disponibilizados pela Elovias, incluindo site e aplicativo.
O prazo informado para pagamento é de 30 dias. Caso a tarifa não seja quitada dentro desse período, o usuário poderá ficar sujeito às penalidades previstas na legislação de trânsito.
Praça convencional será substituída
Com o início do novo modelo, a atual praça do km 819,3 dará lugar ao sistema eletrônico. O Free Flow permite a passagem contínua dos veículos, sem as paradas normalmente exigidas pelos pedágios convencionais.
Conforme a concessionária, a mudança pretende aumentar a fluidez do tráfego e reduzir o tempo de viagem, além de evitar sucessivas frenagens e acelerações.
A Elovias informou que divulgará posteriormente mais orientações sobre o início da cobrança e os canais disponíveis para pagamento das tarifas.

GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.






