Seu navegador não oferece leitura em voz alta.
Bancários da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil de Belo Horizonte e Região Metropolitana iniciaram uma greve por tempo indeterminado nesta quinta-feira (10). A paralisação foi aprovada em assembleias realizadas nos dias 3 e 4 de setembro, após a rejeição das propostas apresentadas pelas instituições financeiras.
A adesão dos trabalhadores deverá determinar o funcionamento de cada agência. Algumas unidades poderão manter parte dos serviços, enquanto outras podem ter o atendimento interrompido.
Desde quarta-feira (9), avisos sobre a greve já estavam afixados em agências da Caixa em diferentes pontos de Belo Horizonte, incluindo unidades nas regiões Nordeste, Norte e Barreiro.
Trabalhadores fazem manifestação no Centro de BH
Além da paralisação, os bancários programaram uma manifestação para as 10h desta quinta-feira em frente à agência Séculos da Caixa, localizada entre as ruas Rio de Janeiro e dos Carijós, no Centro de Belo Horizonte.
Segundo o Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Belo Horizonte e Região (Seeb/BH), a expectativa é de que o ato reúna mais de 1,5 mil pessoas.
No caso da Caixa, a mobilização ocorre em âmbito nacional. No Banco do Brasil, a greve foi aprovada em algumas bases sindicais que rejeitaram o acordo apresentado pela instituição. Belo Horizonte e municípios da Região Metropolitana estão entre as bases que decidiram pela paralisação.
Entre as reivindicações apresentadas pelos trabalhadores do Banco do Brasil estão o pagamento de um bônus de R$ 3 mil e a revisão do Plano de Cargos e Remuneração (PCR).
A categoria também reivindica o pagamento da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) em até 72 horas depois da assinatura do acordo, ampliação da licença-paternidade e mudanças em benefícios e condições de trabalho.
Na Caixa Econômica Federal, uma das principais divergências envolve o Saúde Caixa, plano de assistência à saúde dos empregados.
A proposta apresentada nas negociações prevê, entre outros pontos, reajuste pelo INPC acrescido de 0,6% de aumento real em 2026 e 2027, além de alterações nas contribuições de aposentados, pensionistas e dependentes.
A greve foi anunciada por tempo indeterminado e, até o momento, não há previsão informada para o encerramento da mobilização.
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.







