A TV Band Minas realiza neste domingo (16), às 20h, o primeiro debate televisivo entre candidatos ao Governo de Minas Gerais nas eleições de 2026. O encontro havia sido previsto inicialmente para a semana passada, mas foi adiado devido à falta de definições sobre as candidaturas no estado.
Quais são as regras do debate?
A Band adotará um formato que amplia o tempo administrado diretamente pelos candidatos. A dinâmica terá perguntas sobre temas previamente definidos, confrontos diretos entre os participantes e questionamentos feitos por jornalistas.
Na rodada de perguntas temáticas, cada candidato terá dois minutos para responder ao assunto apresentado pelos mediadores. A ordem das respostas será definida previamente por sorteio.
Depois, o debate terá rodadas com jornalistas e confrontos diretos entre os candidatos. Nesses momentos, as perguntas terão duração de até um minuto.
O candidato responsável pela resposta terá quatro minutos para administrar entre a resposta e a tréplica. A divisão desse tempo ficará a critério do próprio participante.
A regra será utilizada tanto nos confrontos diretos quanto nas rodadas de perguntas feitas pelos jornalistas.
Segundo a emissora, o formato busca ampliar a autonomia dos candidatos e favorecer o confronto direto de propostas, com menor interferência da mediação em determinados momentos.
Como será o debate?
A programação será dividida em diferentes blocos. No início, os candidatos responderão às perguntas temáticas formuladas pelos mediadores, com dois minutos destinados a cada resposta.
Na sequência, serão realizadas rodadas com jornalistas e confrontos diretos entre os participantes. Nessas etapas, os candidatos terão maior liberdade para distribuir o tempo disponível entre resposta e tréplica.
Onde assistir ao debate da Band?
O debate poderá ser acompanhado gratuitamente pela TV Band e pelos canais digitais da emissora.
A transmissão online estará disponível:
- no site Band.com.br;
- no YouTube do Band Jornalismo;
- no aplicativo Bandplay.
A emissora informou que convidou os candidatos ao governo que pertencem a partidos ou federações com pelo menos cinco representantes no Congresso Nacional, conforme os critérios previstos na legislação eleitoral.
Quem participa do debate?
Cinco candidatos foram confirmados para o primeiro debate:
Alexandre Kalil
Aos 66 anos, Alexandre Kalil é empresário e ex-prefeito de Belo Horizonte. Ele tenta novamente chegar ao Governo de Minas após disputar o cargo em 2022 e ser derrotado por Romeu Zema no primeiro turno.
Antes de entrar na política, Kalil presidiu o Atlético-MG. Na Prefeitura de Belo Horizonte, foi eleito em 2016 e reeleito em 2020.
Cleitinho
Natural de Divinópolis, Cleitinho tem 44 anos e já trabalhou como comerciante e músico. Entrou na política como vereador da cidade, cargo para o qual foi eleito em 2016.
Em 2019, assumiu como deputado estadual e, em 2022, foi eleito senador por Minas Gerais, com mais de 4,2 milhões de votos.
Flávio Roscoe
Empresário do setor têxtil, Flávio Roscoe presidiu a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) entre 2018 e abril de 2026, quando se licenciou para se dedicar à possibilidade de disputar uma eleição pelo PL.
Ele também ocupou cargo na direção da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Esta será sua primeira disputa eleitoral.
Gabriel Azevedo
Gabriel Azevedo, de 39 anos, é advogado, jornalista e mestre em Direito. Iniciou a carreira política como vereador de Belo Horizonte, sendo eleito em 2016 e reeleito em 2020.
Entre 2023 e 2024, presidiu a Câmara Municipal de Belo Horizonte. Em 2024, concorreu à Prefeitura da capital e terminou a disputa na quarta colocação.
Mateus Simões
Aos 45 anos, Mateus Simões é advogado, professor universitário, empresário e produtor rural. Foi vereador de Belo Horizonte em 2016 e, posteriormente, assumiu a Secretaria-Geral de Minas Gerais.
Em 2022, foi eleito vice-governador e chegou ao comando do Estado em março de 2026, após a saída de Romeu Zema.
Primeiro debate das eleições de 2026
O encontro marca o início da série de debates televisivos entre os candidatos ao Governo de Minas durante a corrida eleitoral de 2026.
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.







