Seu navegador não oferece leitura em voz alta.
A Avenida Afonso Pena, uma das principais vias de Belo Horizonte, terá novas faixas exclusivas e preferenciais para ônibus a partir desta quarta-feira (26). A medida faz parte do Programa de Redução do Tempo de Viagem no Transporte Coletivo, da Prefeitura de Belo Horizonte, e funcionará de segunda a sexta-feira, das 6h às 19h30.
Ao todo, serão 2,96 quilômetros de faixas exclusivas e preferenciais por sentido. A intervenção amplia a rede de priorização do transporte coletivo e cria conexão com corredores já existentes nas avenidas Augusto de Lima, João Pinheiro, Cristóvão Colombo e Nossa Senhora do Carmo.
Onde ficam as novas faixas
No sentido Centro/bairro, a faixa exclusiva funcionará entre a Rua dos Caetés e a Avenida Getúlio Vargas. Já no sentido bairro/Centro, a faixa exclusiva ficará entre a Avenida Bernardo Monteiro e a Rua dos Caetés.
Também haverá faixas preferenciais. No sentido Centro/bairro, o trecho ficará entre a Avenida Getúlio Vargas e a Praça Milton Campos. No sentido bairro/Centro, a faixa será implantada entre a Praça Milton Campos e a Rua Professor Moraes.
Faixas devem reduzir tempo de viagem
Segundo estudos técnicos da Superintendência de Mobilidade do Município de Belo Horizonte (Sumob), a medida deve aumentar a velocidade média dos ônibus, principalmente no sentido bairro/Centro.
A expectativa é de redução no tempo de viagem e de espera dos passageiros, além de uma operação mais regular do transporte coletivo. A Prefeitura também prevê melhora na fluidez do trânsito para os demais veículos.
A intervenção integra um conjunto de medidas voltadas à priorização do transporte coletivo na capital.
Pontos de ônibus e travessias também foram modificados
O projeto inclui mudanças na estrutura da Avenida Afonso Pena. Entre as intervenções estão melhorias nos pontos de embarque e desembarque, renovação de calçadas e travessias, além de ações voltadas à acessibilidade e segurança dos pedestres.
Também foram instaladas novas travessias semaforizadas e novos abrigos de ônibus, com estrutura maior para os passageiros. A sinalização vertical e horizontal foi revitalizada ao longo da avenida.
Antes do início da operação das novas faixas, a Prefeitura já havia alterado, em maio, quatro pontos de embarque e desembarque na Afonso Pena. A mudança teve como objetivo distribuir melhor as linhas, agilizar o embarque e desembarque e contribuir para o funcionamento das faixas exclusivas e preferenciais.
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.







