Motoristas que utilizam a BR-040 entre Belo Horizonte e Juiz de fora terão que ter atenção redobrada às intervenções programadas pela EPR Via Mineira no período entre segunda-feira (6) e sábado (11). A concessionária dará continuidade nas operações de manutenção da rodovia com serviços realizados em diversos municípios do trecho concedido com foco no pavimento e na conservação da via.
Escolha o Por Dentro de Minas como sua fonte de notícias no Google
Novo recurso permite definir quais portais você quer ver. Receba conteúdo de quem você já confia.
As atividades serão realizadas em sua maioria na parte da noite para reduzir os impactos nos horários de maior movimento. Nesses trechos, haverá sinalização reforçada e apoio das equipes de operação. A orientação para quem trafega pelo local é de reduzir a velocidade ao se aproximar das frentes de trabalho, respeitar as sinalizações e manter uma distância segura dos demais veículos.
Em Nova Lima, entre segunda-feira (6) e sexta-feira (10), as equipes realizarão os serviços entre 20h às 5h entre os quilômetros 546 (Viaduto do Mutuca) e 549 (Macacos), com interdição parcial da pista no sentido Belo Horizonte. No mesmo município,também serão realizados serviços entre segunda-feira (6) e quinta-feira (9) para manutenção da fresagem e recomposição do pavimento no dispositivo do km 564, que dá acesso aos sentidos de Ouro Preto e Lagoa dos Ingleses. As alças de acesso terão interdições temporárias, com desvios devidamente sinalizados. No mesmo período e horários, os serviços chegam a Conselheiro Lafaiete, entre os quilômetros 630 e 635, com parciais interdições em ambos os sentidos, conforme o avanço das operações.
Em Congonhas, os trabalhos serão realizados entre segunda-feira (6) e sábado (11), entre os quilômetros 607 (Instituto Federal de Minas Gerais) e 616 (acesso a Joaquim Murtinho), também das 20h às 5h. A operação pare e siga será aplicada neste trecho, porém somente no ponto onde as equipes estiverem trabalhando a cada dia, e não em todo o segmento.
Além das atividades noturnas, a concessionária também realizará serviços de manutenção durante o dia em diferentes trechos da BR-040 entre Nova Lima e Juiz de Fora, das 7h às 17h. As intervenções fazem parte do ciclo de manutenção previsto para o segundo ano de concessão seguem os parâmetros técnicos estabelecidos pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Sempre que possível, os serviços são programados para o período noturno pois são estratégias que contribuem para reduzir os impactos do fluxo de veículos.
Importante ressaltar que a programação poderá sofrer alterações em função das condições climáticas ou de necessidades operacionais. Atualizações diárias serão postadas pelos canais oficiais da EPR Via Mineira, por meio do Instagram da concessionária e da Central de Atendimento 24 horas, pelo telefone 0800 003 1040.
Confira a programação de obras:
Intervenções noturnas
Nova Lima
- Período: segunda (6) a sexta-feira (10)
- Horário: 20h às 5h
- Trecho: km 546 (Viaduto do Mutuca) ao km 549 (Macacos)
- Operação: interdição parcial da pista no sentido Belo Horizonte.
Nova Lima – Dispositivo do km 564 (acesso a Ouro Preto/Lagoa dos Ingleses)
- Período: segunda (6) a quinta-feira (9)
- Operação: interdições temporárias e alternadas das alças de acesso, conforme cronograma:
- 06/07: interdição da alça Sul para quem segue de Ouro Preto para Juiz de Fora. Desvio com retorno no km 559 (Condomínio Lagoa do Miguelão).
- 07/07: interdição da alça Sul para quem segue de Belo Horizonte para Ouro Preto. Desvio com retorno no km 569 (Topo do Mundo).
- 08/07: interdição da alça Norte para quem segue em direção a Belo Horizonte e acessa a alça para Ouro Preto. Desvio com retorno no km 559 (Condomínio Lagoa do Miguelão).
- 09/07: interdição da alça Norte para quem segue em direção a Belo Horizonte e deseja retornar para Juiz de Fora. Desvio com retorno no km 559 (Condomínio Lagoa do Miguelão).
Conselheiro Lafaiete
- Período: segunda (6) a sexta-feira (10)
- Horário: 20h às 5h
- Trecho: km 630 (Concessionária Volkswagen Auto Lafaiete) ao km 635 (bairro Paulo VI)
- Operação: interdições parciais em ambos os sentidos, conforme o avanço dos serviços.
Congonhas
- Período: segunda (6) a sábado (11)
- Horário: 19h às 4h
- Trecho: km 607 (Instituto Federal de Minas Gerais) ao km 616 (acesso a Joaquim Murtinho)
- Operação: pare e siga em um único ponto de trabalho por dia, conforme o avanço das equipes.
Intervenções diurnas (7h às 17h)
Período: segunda-feira (6) a sábado (11)
- Nova Lima: km 568 (Base Operacional da EPR Via Mineira) ao km 572 (Coca-Cola de Itabirito);
- Itabirito: km 572 (Coca-Cola) ao km 592 (Posto Belvedere);
- Ouro Preto: km 592 (Viaduto das Almas) ao km 605 (posto da PRF);
- Congonhas: km 602 (bairro Pires) ao km 621 (Gagé);
- Conselheiro Lafaiete: km 619 (viaduto de acesso ao Alto Maranhão) ao km 633 (bairro Paulo VI);
- Carandaí: km 662 (Restaurante Carroção) ao km 682 (Posto Ressaquinha);
- Ressaquinha: km 682 (Posto Ressaquinha) ao km 686 (fábrica da Rivelli);
- Barbacena: km 700 (Nosso Pão de Queijo) ao km 729 (Ranchonete José dos Anjos);
- Oliveira Fortes: km 731 (Ranchonete José dos Anjos) ao km 735;
- Santos Dumont: km 740 (Hotel e Restaurante Leiteria São Luiz) ao km 758 (próximo ao acesso a Ewbank da Câmara);
- Ewbank da Câmara: km 758 ao km 764;
- Juiz de Fora: km 765 ao km 773, no limite do trecho concedido.

GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.







