A Justiça Federal determinou a suspensão das obras de moradias populares do programa Minha Casa, Minha Vida no bairro Castelo, na região da Pampulha, em Belo Horizonte. A decisão foi assinada no dia 27 de maio pelo juiz substituto Valmir Nunes Conrado, da 19ª Vara Federal Cível e JEF Adjunto da capital mineira.

A medida tem caráter preventivo e estabelece a interrupção imediata das intervenções até nova deliberação judicial. Segundo o magistrado, existem indícios de irregularidades no processo de implantação dos empreendimentos, especialmente em relação aos possíveis impactos ambientais e à falta de participação da população nas discussões sobre o projeto.
Na decisão, o juiz destacou que a utilização de áreas destinadas a espaços públicos para a construção de conjuntos habitacionais com alta densidade populacional exige o cumprimento rigoroso de normas urbanísticas. Entre as exigências estão a realização de estudos prévios de impacto ambiental e de vizinhança, além da promoção de audiências e consultas públicas.
De acordo com o magistrado, as provas apresentadas no processo indicam que esses procedimentos podem não ter sido observados de forma adequada pela Prefeitura de Belo Horizonte e pela Companhia Urbanizadora e de Habitação de Belo Horizonte (Urbel).
O caso inicialmente tramitava na Justiça Estadual, mas foi transferido para a Justiça Federal após manifestação da Caixa Econômica Federal. A mudança ocorreu porque os empreendimentos são financiados pelo Fundo de Arrendamento Residencial (FAR), vinculado ao programa habitacional do Governo Federal.
Em nota, a Prefeitura de Belo Horizonte e a Urbel informaram que já foram notificadas da decisão e que, em conjunto com a Procuradoria-Geral do Município, irão se manifestar dentro do prazo legal. Os órgãos também reafirmaram o compromisso com a legalidade, a transparência e a continuidade das políticas públicas de habitação.
Enquanto o mérito da ação continua sendo analisado pela Justiça, as obras permanecem suspensas.
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.







