O governo federal liberou R$ 75,3 milhões em crédito extraordinário para auxiliar cerca de 10 mil famílias atingidas pelas enchentes e deslizamentos de terra registrados no início do ano na Zona da Mata mineira.

Os recursos foram autorizados por meio da Medida Provisória (MP) 1.361/2026, assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e publicada nesta quarta-feira (20) no Diário Oficial da União.
O auxílio será destinado a moradores de municípios que tiveram situação de calamidade pública reconhecida pelo governo federal, entre eles Juiz de Fora, Matias Barbosa e Ubá.
Conforme as regras previstas na MP 1.338/2026, publicada em março, cada família beneficiada poderá receber uma parcela única de R$ 7,3 mil. O novo crédito também contempla despesas operacionais relacionadas à execução do programa.
Os recursos serão repassados ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional e a operação ocorrerá por meio de contrato firmado com a Caixa Econômica Federal.
Segundo o governo federal, o valor liberado nesta etapa é mais do que o dobro da primeira rodada do auxílio emergencial anunciada em março deste ano.
A medida provisória terá validade imediata, mas ainda precisa ser analisada pelo Congresso Nacional em até 120 dias. Caso seja aprovada pelos parlamentares, o texto será convertido em lei e os recursos permanecerão disponíveis ao Executivo ao longo do ano.
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.







