Passageiros bloquearam a entrada e a saída de ônibus na Estação São Gabriel, na região Nordeste de Belo Horizonte, na noite desta quinta-feira (9), em protesto contra atrasos no transporte público.
A manifestação foi motivada, principalmente, por problemas recorrentes nas linhas alimentadoras que atendem os bairros Capitão Eduardo e Vitória, com destaque para as linhas 832 e 825.
Com o bloqueio, outras linhas que operam no terminal — incluindo o sistema Move — também foram impactadas, gerando transtornos para usuários que dependem do transporte na região.
Equipes da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), da Guarda Municipal e da BHTrans foram acionadas e acompanham a situação no local.
O que diz a Prefeitura de Belo Horizonte
Nota na íntegra
“A Superintendência de Mobilidade do Município (Sumob), informa que acompanha a ocorrência registrada na noite desta quinta-feira (9) na Estação São Gabriel. Durante o protesto, os usuários fecharam as plataformas A e B da estação, o que impactou a operação das linhas no local. Agentes da Sumob, da BHTRANS, da Guarda Civil Municipal e da Polícia Militar estão presentes e atuam para restabelecer a normalidade da operação e garantir a segurança dos usuários.
A Sumob esclarece que parte dos problemas operacionais decorre da baixa compulsória automática de veículos da empresa responsável pelas linhas alimentadoras da Estação São Gabriel, que perderam a autorização de tráfego ao atingirem a idade máxima permitida de 12 anos, conforme a legislação municipal. A não reposição imediata de toda a frota impactou diretamente a realização das viagens.
O sistema de monitoramento em tempo real, por meio de GPS, identificou viagens não realizadas, o que resultou na aplicação de sanções administrativas à empresa, que também deixou de receber remuneração complementar pelas viagens não cumpridas.
O Consórcio e o Setra-BH já foram notificados, e foi instaurado processo administrativo para apuração e regularização da situação. Foi exigida a recomposição da frota necessária para garantir o cumprimento do quadro de horários e o atendimento adequado à população.
A empresa já adquiriu novos veículos, e seis ônibus reserva de outras operadoras estão sendo utilizados para minimizar os impactos na operação, embora ainda haja necessidade de complementação da frota.
A Sumob reforça que o sistema de transporte coletivo de Belo Horizonte opera em modelo consorciado, cabendo aos consórcios, por meio do Setra-BH, assegurar a regularidade da operação, inclusive com uso de frota reserva e remanejamento de veículos entre empresas, sempre que necessário.
A Sumob segue acompanhando a situação de forma contínua e cobrando a adoção imediata de medidas para restabelecer plenamente a oferta de viagens no menor prazo possível.”
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.







