O presidente Luiz Inácio Lula da Silva cumpre agenda em Minas Gerais nesta sexta-feira (20), com visita à Refinaria Gabriel Passos (Regap), localizada em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A passagem pelo estado marca o anúncio de um pacote de investimentos de cerca de R$ 9 bilhões da Petrobras, com expectativa de geração de aproximadamente 36 mil empregos ao longo da próxima década.
De acordo com o Palácio do Planalto, a programação tem início às 9h e inclui a inauguração da primeira usina fotovoltaica da estatal. A estrutura entrou em operação em dezembro de 2025 e ocupa uma área de 20 hectares, com cerca de 20 mil painéis solares. O investimento no projeto foi de R$ 63 milhões.
Segundo o governo federal, a iniciativa tem como objetivo reduzir a emissão de poluentes ao substituir o uso de gás natural por energia limpa nas operações da refinaria. O modelo adotado na unidade mineira deve ser replicado em outras instalações da Petrobras, como a Refinaria Abreu e Lima (Rnest) e a Refinaria de Paulínia (Replan).
Fiscalização de combustíveis
Em paralelo, o governo federal intensificou ações de monitoramento no mercado de combustíveis em todo o país. A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, reuniu mais de 100 Procons estaduais e municipais para coordenar uma força-tarefa de fiscalização.
A mobilização tem como foco a coleta e análise de preços praticados em postos, com o objetivo de identificar possíveis abusos. A ação será concentrada em municípios onde foram registradas altas significativas nos valores do diesel e da gasolina, com base em dados do Ministério de Minas e Energia.
Segundo a Senacon, o levantamento abrange cerca de 19 mil postos de combustíveis distribuídos em 459 cidades brasileiras. Órgãos de segurança também foram acionados para apoiar as investigações, incluindo a Polícia Federal, a Secretaria Nacional de Segurança Pública e o Conselho Nacional de Secretários de Segurança Pública.
De acordo com a pasta, há indícios de aumentos considerados abruptos e generalizados, muitas vezes sem relação direta com os custos do setor, o que pode configurar prática abusiva contra o consumidor.
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.







