A morte de uma jovem estudante de Psicologia gerou grande comoção em Juatuba, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, e também em Pará de Minas. Vanessa Lara de Oliveira Silva, de 23 anos, foi encontrada sem vida nesta terça-feira (10) em uma pista de caminhada na cidade. Aluna do 7º período da Faculdade de Pará de Minas (Fapam), ela era conhecida como dedicada e tranquila. O principal suspeito do crime segue foragido. O sepultamento ocorreu nesta quarta-feira (11), em Igaratinga.
De acordo com colegas de trabalho, que preferiram não se identificar, Vanessa desapareceu após sair do estágio em Juatuba. A jovem fazia diariamente o trajeto de cerca de 35 minutos entre a cidade e Pará de Minas utilizando transporte coletivo.
O coordenador do curso de Psicologia da Fapam, Éser Pacheco, destacou que a estudante era responsável, comprometida e mantinha uma rotina focada na formação acadêmica. Segundo ele, Vanessa tinha como objetivo atuar na área de Recursos Humanos após concluir a graduação.
Ele contou ainda que havia se encontrado com a turma recentemente em uma aula que abordava temas como feminicídio e violência na sociedade contemporânea. Diante do impacto da notícia entre os estudantes, o curso decidiu suspender temporariamente as aulas da turma.
A professora Marina Saraiva, que acompanhou Vanessa durante um semestre, relembrou a dedicação da aluna tanto nas aulas quanto no estágio realizado no Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (CAPS-IJ), onde atuou com crianças e adolescentes com transtornos mentais severos. Segundo ela, colegas e profissionais do serviço ficaram profundamente abalados com a notícia.
“Está todo mundo chocado”, afirmou a docente, que descreveu Vanessa como uma jovem meiga, tranquila e discreta, características frequentemente mencionadas por quem convivia com ela.
Emocionada, Marina lamentou a perda precoce da estudante e destacou que ela tinha muitos sonhos e planos para o futuro.
Entenda o caso
Segundo a Polícia Militar, o corpo de Vanessa foi encontrado com sinais de violência em uma pista de caminhada na Rua Antônio Dias, no Centro de Juatuba. Um drone foi utilizado para auxiliar nas buscas.
A estudante estava desaparecida desde segunda-feira (9), após sair de uma unidade do Sine, onde participava da equipe de uma empresa que realizava um processo seletivo no local.
Em nota, a Polícia Civil informou que uma equipe de perícia e o rabecão foram acionados. O corpo foi encaminhado para exames de necropsia, e a instituição aguarda a conclusão dos laudos para determinar as circunstâncias e a causa da morte.
A Polícia Militar identificou o principal suspeito como Ítalo Jeferson da Silva, de 43 anos. De acordo com familiares, ele teria telefonado confessando o crime e afirmando que estava no Centro de Belo Horizonte, mas até o momento continua foragido.
Parentes relataram ainda que o homem pediu dinheiro à mãe para ir até a capital, saiu de casa após tomar banho e disse que passaria a viver nas ruas.
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.







