O Governo de Minas Gerais e a concessionária Metrô BH apresentaram, nesta quinta-feira (5), o primeiro dos dez novos trens que passarão a integrar o Metrô da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) até o fim deste ano. Eles também informaram que a Estação Novo Eldorado, 20ª parada da linha 1 do modal, começa operar na próxima semana.

Antes de entrar em operação comercial, o novo trem passará por uma série de testes operacionais, etapa obrigatória para garantir a segurança e a confiabilidade do serviço. A composição foi produzida na China pela empresa Changchun Railway Vehicles (CRRC) e faz parte de um conjunto de 24 novos trens adquiridos para a renovação integral da frota.
Até o fim de 2026, estão previstas dez novas composições, sendo quatro entregues até julho e outras seis até dezembro.
Mais conforto, tecnologia e eficiência
Os novos trens representam um avanço tecnológico significativo em relação à frota atual. As composições contam com ar-condicionado em todos os carros, wi-fi gratuito, câmeras de vigilância, painéis informativos com dados em tempo real, sistema automático de contagem de passageiros e tecnologia de frenagem regenerativa, que reaproveita energia e contribui para a sustentabilidade do sistema.
Durante coletiva de imprensa, o vice-governador Mateus Simões (PSD) afirmou que a chegada dos trens muda o padrão operacional do metrô. Segundo ele, trata-se do investimento mais relevante desde a concessão do serviço.
O CEO da Metrô BH, Cláudio Andrade, explicou que o primeiro trem passa por avaliações detalhadas que servirão de base para acelerar os testes das próximas composições.
O investimento total é de aproximadamente R$ 700 milhões, viabilizado pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra), em parceria com a concessionária, com recursos antecipados pelo Estado conforme previsto no contrato de concessão.
Avanços na Linha 1
A chegada dos novos trens está diretamente ligada à modernização da Linha 1, que liga as estações Eldorado e Vilarinho e concentra a maior demanda do sistema. Nos próximos dias, será inaugurada a Estação Novo Eldorado, em Contagem, a 20ª da linha, a primeira aberta em mais de duas décadas.
Além disso, a Linha 1 passa por atualização dos sistemas de sinalização e controle, melhorias na via permanente e intervenções nas estações. O objetivo é ampliar a capacidade de transporte, reduzir o intervalo entre as viagens e aumentar a confiabilidade da operação.
Construção da Linha 2
Outro pilar do Novo Metrô da RMBH é a construção da Linha 2, que vai ligar o Barreiro à região Oeste de Belo Horizonte. Considerada uma demanda histórica da população, a nova linha será integrada à Linha 1 e ampliará significativamente a malha metroferroviária da capital.
A previsão é de que as duas primeiras estações, Nova Suíça e Amazonas, entrem em operação de forma antecipada em 2026. O funcionamento completo da Linha 2 está previsto para 2028 e deve contribuir para a redução do tempo de deslocamento, desafogamento do trânsito, estímulo ao desenvolvimento urbano e maior integração entre as regiões da cidade.
Fotos


GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.







