A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) deflagrou, nesta quinta-feira (5), a operação Firewall para combater um esquema criminoso de acesso indevido a sistemas da Justiça e inserção fraudulenta de mandados de prisão. A ação é realizada em conjunto com o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e cumpriu quatro mandados de busca e apreensão nos estados de Goiás e no Distrito Federal.
Durante a operação, foram recolhidos equipamentos eletrônicos, como celulares, notebook e mídias digitais, que passarão por análises técnicas e periciais. A investigação é conduzida pela Delegacia de Polícia Civil em Peçanha, no Vale do Rio Doce, e teve início em janeiro deste ano após a constatação de uso indevido de credenciais de servidor público.
Segundo o delegado Robert Salles, que participou das diligências no Distrito Federal, a principal linha de investigação aponta o uso de técnicas de engenharia social, como o phishing, para acesso a e-mails institucionais. A partir disso, os suspeitos teriam instalado programas maliciosos para subtrair credenciais e manipular informações no sistema judicial.
Em Goiás, o delegado Marceleandro Clementino da Silva informou que as apurações identificaram situações em que mandados de prisão teriam sido cumpridos em Minas Gerais sem que houvesse determinação judicial válida. De acordo com a PCMG, a prática compromete a legalidade e a confiabilidade dos registros da Justiça.
A operação tem como objetivo desarticular o esquema, identificar outros envolvidos e assegurar a integridade das informações judiciais. A ação conta com trabalho integrado das polícias civis de Minas Gerais, Distrito Federal, Goiás e Santa Catarina, além do Gabinete de Segurança Institucional do TJMG, núcleos de inteligência dos tribunais e apoio técnico do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.







