O Ministério da Saúde abriu as inscrições para o segundo ciclo do programa Mais Médicos Especialistas, iniciativa vinculada ao Agora Tem Especialistas, que busca ampliar o acesso da população ao atendimento especializado no Sistema Único de Saúde (SUS).

Em Minas Gerais, estão disponíveis 207 vagas imediatas para atuação em hospitais e ambulatórios especializados da rede pública, distribuídas em 56 municípios. As oportunidades fazem parte de um total de 900 vagas ofertadas em todo o país nesta nova etapa do programa.
O edital foi lançado nesta terça-feira (3), em Brasília, e contempla 16 especialidades consideradas prioritárias, entre elas anestesiologia, cirurgia geral, radiologia, mastologia, ginecologia e oncologia clínica. A atuação dos profissionais será direcionada principalmente a regiões com maior demanda, dificuldade de acesso a especialistas e vulnerabilidade social.
Atualmente, 583 médicos especialistas já atuam pelo programa em todas as regiões do Brasil. Com a nova seleção, a expectativa do Ministério da Saúde é ampliar esse número para 1.500 profissionais. A maior parte dos médicos está alocada no interior do país (48,7%) e em regiões metropolitanas (34%). Em Minas Gerais, 107 especialistas já trabalham em áreas como cirurgia ginecológica e oncológica, anestesiologia e endoscopia.
Durante o lançamento do edital, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, destacou que a iniciativa faz parte de um esforço articulado para fortalecer o SUS. Segundo ele, o programa integra ações voltadas à formação e à distribuição de profissionais de saúde, desenvolvidas em parceria com o Ministério da Educação.
Criado em 2025, o Mais Médicos Especialistas é uma iniciativa inédita que combina provimento assistencial e formação em serviço, com o objetivo de reduzir filas e o tempo de espera por consultas, exames e cirurgias de média e alta complexidade. A proposta é enfrentar a escassez e a concentração de especialistas em determinadas regiões do país.
Além do atendimento direto à população, os médicos selecionados participarão de um processo contínuo de aprimoramento profissional. A formação será conduzida por especialistas de hospitais vinculados ao Proadi-SUS, à Rede Ebserh e a outras instituições de referência. A carga horária prevê 16 horas semanais de atividades assistenciais em unidades do SUS e quatro horas de atividades educacionais, como mentorias remotas e imersões em serviços de excelência.
O programa também permite o ingresso imediato de médicos recém-formados na residência médica, contribuindo para a fixação de especialistas no SUS e para a qualificação do atendimento prestado à população.
As inscrições devem ser feitas até o dia 19 de fevereiro, por meio da plataforma da UNA-SUS.
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.







