Ítalo Jeferson da Silva, de 43 anos, passou por audiência de custódia nesta sexta-feira (13), após ser preso suspeito de matar a estudante de psicologia Vanessa Lara de Oliveira Silva, de 23 anos. A sessão foi realizada em Carmo do Cajuru, no Centro-Oeste de Minas Gerais.

A Justiça determinou a transferência imediata do suspeito para um presídio em Juatuba, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, cidade onde o crime foi cometido. Também foi determinado a realização de exame de corpo de delito.
Durante a audiência, Ítalo alegou ter sofrido abusos no momento da prisão, o que deverá ser apurado pelas autoridades competentes.
Prisão e investigação
A prisão ocorreu nesta quinta-feira (12), em Carmo do Cajuru, após buscas na região. Segundo a polícia, ele não apresentou resistência. Ainda de acordo com os investigadores, o suspeito afirmou que o homicídio não teria sido premeditado e que a vítima foi escolhida de forma aleatória.
Vanessa foi assassinada após sair do estágio em uma unidade do Sistema Nacional de Emprego (Sine), em Juatuba. Ela seguia para Pará de Minas, onde morava com a família, quando desapareceu.
O corpo foi localizado no dia seguinte em uma área de mata no trajeto que a jovem fazia para voltar para casa. A perícia apontou sinais de violência sexual e morte por estrangulamento, o que direcionou as investigações.
Histórico criminal
De acordo com o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), Ítalo cumpria pena em regime fechado na Comarca de Patrocínio por crimes como tráfico de drogas, furto, roubo e estupro.
Em setembro de 2025, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) desclassificou o crime de tráfico para uso de drogas, resultando na extinção de uma pena de oito anos. Em dezembro do mesmo ano, a Justiça de Patrocínio recalculou a pena e concedeu progressão para o regime semiaberto domiciliar, com alvará de soltura cumprido em 20 de dezembro de 2025.
Em janeiro, o processo foi encaminhado à Comarca de Juatuba, após o sentenciado indicar endereço na cidade. Após o crime contra Vanessa, a Justiça determinou o retorno ao regime fechado e expediu novo mandado de prisão.
O caso segue sob investigação da Polícia Civil.
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.







