A Prefeitura de Belo Horizonte inicia nesta quarta-feira (4) a operação Volta às Aulas, com a mobilização de cerca de 200 agentes da BHTrans e da Superintendência de Mobilidade do Município (Sumob). As equipes atuarão em diferentes regiões da capital com ações de monitoramento, fiscalização e educação para garantir mais segurança no trânsito durante o retorno das atividades escolares.

Os agentes estarão posicionados, principalmente, nas travessias de pedestres próximas às escolas, orientando alunos, pais e responsáveis, além de organizar o fluxo de veículos e coibir irregularidades que possam dificultar o acesso às unidades de ensino.
Também participam da operação equipes de Artes e Educação para a Mobilidade, que vão conscientizar estudantes, familiares e motoristas sobre atitudes seguras no trânsito. As ações contam com a presença dos personagens Edu e Mobi, do jogo educativo Transitando Legal Digital, que será apresentado às crianças como forma lúdica de incentivo a comportamentos responsáveis. Folhetos com dicas de segurança também serão distribuídos.
Orientações de segurança
Em frente às escolas
- Evite parar ou estacionar em fila dupla ou sobre faixas de pedestres;
- Não estacione em esquinas, passeios, entradas de garagem, vagas reservadas, pontos de ônibus ou locais proibidos;
- Utilize sempre a faixa de pedestres para atravessar;
- Nunca permita que crianças desembarquem pelo lado da rua; o desembarque deve ser feito sempre pelo lado da calçada;
- Organize o material escolar para facilitar o desembarque.
No trânsito
- Não utilize o celular enquanto dirige;
- Reduza a velocidade em áreas escolares;
- Use corretamente o cinto de segurança;
- Crianças menores de 10 anos devem ser transportadas no banco traseiro, respeitando os dispositivos obrigatórios: bebê conforto, cadeirinha ou assento de elevação, conforme a idade.
Transporte escolar
A prefeitura reforça que uma van com 12 alunos pode substituir até 11 carros particulares, reduzindo congestionamentos. Na contratação do serviço, é importante verificar:
- Se o motorista possui Registro de Condutor e Autorização de Tráfego emitidos pela Sumob;
- Se há monitor acompanhante, obrigatório em veículos com mais de 20 lugares;
- A existência de contrato formal com os responsáveis;
- A presença de cadeirinhas para crianças de até 4 anos;
- O bom estado de conservação do veículo e a existência de cintos de segurança em todos os bancos.
Denúncias de irregularidades podem ser feitas pelo telefone 156 ou pelo Portal de Serviços da PBH.
Ano letivo começa com mais vagas
Cerca de 190 mil estudantes da rede municipal retornam às aulas nesta quarta-feira (4), dando início ao ano letivo de 2026 em 579 unidades de ensino. São aproximadamente 40 mil alunos das Emeis, 118 mil do ensino fundamental e 31 mil das creches parceiras.
Neste ano, a prefeitura ampliou em 6,1 mil o número de vagas em tempo integral na educação infantil, com investimento de R$ 16,8 milhões. Também houve expansão significativa do Atendimento Educacional Especializado (AEE), que passou de 2,5 mil para 9,5 mil alunos, com a implantação de 262 novas salas de recursos.
Durante o período de férias, a PBH realizou obras de manutenção, ampliação e revitalização em 72 escolas e instituições parceiras, com investimento de R$ 10,8 milhões, preparando as unidades para receber os estudantes com mais conforto e segurança.
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.







