O adolescente de 17 anos apreendido por suspeita de envolvimento no ataque a uma padaria que deixou três mulheres mortas, no bairro Lagoa, em Ribeirão das Neves, foi liberado por volta das 20h40 desta quinta-feira (12), após permanecer mais de uma semana em um centro de internação em Belo Horizonte. A decisão ocorreu depois que o principal suspeito do crime, Magno Ribeiro da Silva, de 30 anos, se apresentou às autoridades e confessou a autoria do ataque.

O crime aconteceu no dia 4 deste mês. Desde a apreensão do jovem, a mãe dele sustentava que o filho era inocente e dizia ter provas. Com a nova versão dos fatos e manifestação favorável do Ministério Público de Minas Gerais, a Justiça determinou a liberação do adolescente e solicitou sua inclusão em um programa de proteção a testemunhas.
O menor havia sido apreendido em flagrante sob suspeita de ato infracional análogo ao crime de homicídio qualificado. Ele é ex-namorado de Nathielly Kamilly Fernandes Faria, de 16 anos, uma das vítimas. Também morreram no ataque Ione Ferreira Costa, de 56 anos, e Emanuely Geovanna Rodrigues Seabra, de 14.
As três estavam dentro da padaria quando um homem armado chegou atirando. Uma quarta mulher chegou a ser ameaçada, mas teve a vida poupada após implorar. Segundo relatos, ela reconheceu o suspeito de 30 anos como o autor e afirmou que o adolescente não tinha as mesmas características físicas do atirador.
O principal suspeito foi localizado e preso pela Polícia Militar de Minas Gerais na noite de terça-feira (11), no bairro Céu Azul, na região de Venda Nova, em Belo Horizonte, após denúncia anônima. De acordo com o boletim de ocorrência, ele confessou o crime e também é investigado por uma tentativa de homicídio em uma oficina na Grande BH.
Com ele, os policiais encontraram uma arma de fabricação artesanal, um carregador e 11 cartuchos intactos de calibre .380, guardados dentro de um fogão. Também foram apreendidos uma capa de colete balístico, quatro placas de proteção e uma touca tipo ninja. Na casa, havia ainda uma motocicleta Yamaha/Factor branca, um capacete branco, uma bolsa de entregas e um celular.
Segundo a polícia, os objetos apreendidos, depoimentos de testemunhas e a confissão reforçam a ligação do suspeito com os crimes. A motocicleta tinha as mesmas características da usada tanto na tentativa de homicídio quanto no triplo assassinato, assim como o capacete e a touca citados nas duas ocorrências.
A defesa do adolescente afirmou que ele foi liberado pela porta da frente da unidade socioeducativa, sem os protocolos de segurança previstos para casos de grande exposição. Ele deixou o local acompanhado da mãe e sem escolta. O pedido para inclusão no Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte ainda não havia sido analisado, segundo o advogado.
Ainda conforme a defesa, o sistema socioeducativo informou que não havia vaga disponível para acolhê-lo em local seguro.
Em coletiva, Polícia Civil de Minas Gerais e Polícia Militar informaram que o adolescente segue sendo investigado até a conclusão do inquérito. O delegado Adriano Soares explicou que o procedimento continua em andamento, mas que, diante dos novos elementos, o promotor entendeu que o jovem poderia responder em liberdade.
Inicialmente, o adolescente havia sido apontado como principal suspeito do crime e chegou a ser encaminhado ao Ministério Público para possível internação. No entanto, a prisão do homem de 30 anos trouxe uma reviravolta no caso.
O ataque ocorreu dentro de uma padaria do bairro Lagoa. Segundo a investigação, um homem chegou ao local usando capacete e iniciou uma discussão por ciúmes com Nathielly, que trabalhava no caixa. Durante o desentendimento, ele atirou contra ela, contra uma cliente e contra a filha do dono do estabelecimento. A jovem Emanuely chegou a ser socorrida e levada ao Hospital Risoleta Neves, mas não resistiu aos ferimentos.
Após o crime, o autor fugiu de moto. As buscas levaram inicialmente até o adolescente, que foi apreendido. Com a confissão do suspeito e o avanço das investigações, a Justiça determinou a soltura do jovem, enquanto o caso segue sendo apurado.
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.







