As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), principal porta de entrada para as universidades públicas do país, acontecem entre os dias 19 e 23 de janeiro, exclusivamente pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, do Ministério da Educação (MEC). Nesta edição, a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) disponibiliza 6.552 vagas em 87 cursos de graduação, distribuídos entre os campi de Belo Horizonte e Montes Claros.
Para participar da seleção, o candidato precisa ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em uma das edições de 2023, 2024 ou 2025. Todo o processo segue as regras estabelecidas nos editais do MEC e da UFMG.
A classificação ocorre exclusivamente com base nas notas do Enem. O sistema considera automaticamente a melhor média do candidato, conforme o curso, o turno, o campus e a modalidade de concorrência escolhida, ampla concorrência ou reserva de vagas. Os selecionados dentro do número de vagas serão convocados para registro acadêmico e matrícula.
Para auxiliar os estudantes, a UFMG lançou o Guia do Sisu UFMG 2026, que reúne orientações detalhadas sobre o funcionamento do sistema, etapas da seleção, chamadas, prazos e procedimentos para participação na lista de espera.
Atualmente, cerca de 94% das vagas da UFMG são preenchidas por meio do Sisu. Nesta edição, os cursos de Teatro (Bacharelado e Licenciatura) passam a integrar o sistema, deixando de ter vagas preenchidas pelo antigo processo seletivo de Habilidades.
Os candidatos que não forem selecionados nas chamadas regulares poderão integrar a lista de espera, desde que manifestem interesse dentro do prazo estipulado no site do Sisu. Já os aprovados devem acompanhar as convocações e realizar o registro acadêmico por meio do Sisu UFMG.
Disputa em 2025
Na edição de 2025, a UFMG registrou 84.651 candidatos disputando 6.512 vagas em 85 cursos, número superior ao observado no ano anterior. Os cursos mais concorridos foram Medicina (integral), Psicologia (diurno), Direito (noturno), Direito (diurno) e Biomedicina (noturno).
Do total de inscrições realizadas, 39,2% foram destinadas à ampla concorrência, enquanto 60,8% ocorreram por meio da reserva de vagas, conforme a política de ações afirmativas.
Cronograma do Sisu 2026
- Inscrições: 19 a 23 de janeiro
- Resultado da chamada regular (MEC): 29 de janeiro
- Manifestação de interesse na lista de espera: 29 de janeiro a 2 de fevereiro
- Divulgação do resultado pela UFMG: 2 de fevereiro
Sisu no país
Em âmbito nacional, o Sisu 2026 contará com a adesão de 136 instituições públicas de ensino superior, oferecendo 7.388 cursos em 593 municípios brasileiros. Ao todo, serão disponibilizadas 274.876 vagas em cursos gratuitos de graduação, representando um crescimento de 5% em relação à edição anterior.
Segundo o MEC, a ampliação da oferta está relacionada aos investimentos na expansão e fortalecimento das universidades federais, com criação de novos campi, melhoria da infraestrutura e aumento da presença das instituições em diferentes regiões do país.
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.







