Um novo extravasamento de água foi registrado neste domingo (25) em uma estrutura de mineração da Vale, desta vez na mina Viga, localizada entre as regiões da Plataforma e do Esmeril, em Congonhas, na Região Central de Minas Gerais. A ocorrência foi acompanhada pela Defesa Civil Municipal, que confirmou que a água extravasada atingiu o rio Maranhão.
Segundo a Prefeitura de Congonhas não houve bloqueio de vias nem comunidades atingidas. O impacto identificado até o momento é exclusivamente ambiental. A Prefeitura de Congonhas informou que a Defesa Civil permanece no local nesta segunda-feira (26), realizando o monitoramento da situação, enquanto a Secretaria Municipal de Meio Ambiente atua na avaliação dos danos e na definição das providências cabíveis.
O caso é a segunda ocorrência envolvendo extravasamento de água em menos de 24 horas na região. Na manhã do mesmo domingo (25), houve o extravasamento de água com sedimentos após o rompimento de uma leira de contenção na mina de Fábrica, de propriedade da Vale, localizada no município de Ouro Preto. Naquela ocorrência, a água percorreu áreas de mineração vizinhas e também provocou impactos ambientais em Congonhas.
A Prefeitura lamentou os episódios sucessivos e reforçou a necessidade de maior monitoramento e fiscalização das estruturas de mineração, mesmo quando não se tratam de barragens de rejeitos.
O que diz a Vale
“A Vale esclarece que os extravasamentos de água identificados em Congonhas e Ouro Preto no domingo (25) foram contidos. Ninguém ficou ferido e a população e as comunidades próximas não foram afetadas.
Nenhuma das duas situações tem qualquer relação com as barragens da Vale na região, que seguem sem alterações nas suas condições de estabilidade e segurança e são monitoradas 24 horas por dia, 7 dias por semana. A Vale esclarece, ainda, que não houve carreamento de rejeitos de mineração, apenas água com sedimentos (terra).
A Vale realiza periodicamente ações preventivas de inspeção e manutenção de suas estruturas, que são seguras. A empresa reforça esses procedimentos durante o intenso período chuvoso. As causas dos dois extravasamentos estão sendo apuradas e os aprendizados extraídos serão imediatamente incorporados aos planos de chuva da companhia. A Vale segue à disposição das autoridades para prestar os esclarecimentos necessários.”
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.







