A Cemig colocou em operação, nesta semana, a Subestação Itabirito 4, marcando um importante avanço na infraestrutura elétrica da regional Mantiqueira. O empreendimento recebeu investimento de aproximadamente R$ 16 milhões e integra o Plano de Desenvolvimento e Expansão da Distribuição da companhia, abrindo o ano de 2026 com mais uma obra estratégica concluída.

A nova subestação possui potência instalada de 15 MVA e conta ainda com uma linha de distribuição metálica de 138 kV. Com a entrada em funcionamento do sistema, cerca de 17 mil clientes passarão a ser atendidos nos municípios de Itabirito, Moeda e Nova Lima, além das comunidades de Água Limpa, Córrego do Bação, Cabral, Saboeiro e São Gonçalo do Bação.
Ao todo, mais de 50 mil pessoas serão beneficiadas diretamente, com melhorias significativas na qualidade do fornecimento de energia elétrica, maior confiabilidade do sistema e ampliação da oferta do serviço na região.
A obra foi executada no modelo de Subestação Compacta Integrada (SECI), uma tecnologia inovadora que permite maior agilidade na implantação. As unidades são previamente montadas e testadas antes da instalação definitiva, o que reduz o tempo de obras no local e minimiza intervenções no sistema elétrico.
Segundo o gerente de Distribuição da Alta Tensão da Cemig na regional Mantiqueira, Jonathan Aguiar Esperidon, o investimento tem papel fundamental no desenvolvimento regional. “Estamos falando de uma área com forte presença da atividade mineral. Uma infraestrutura elétrica mais robusta é essencial para sustentar o crescimento econômico e impulsionar outros setores produtivos”, destaca.
Já o superintendente da Cemig Distribuição na Regional Mantiqueira, José Roberto Paifer, reforça que a iniciativa faz parte de um plano maior de modernização da rede.
“A Subestação Itabirito 4 integra o Programa Mais Energia, que compõe o maior plano de investimentos da história da Cemig. Nosso compromisso é oferecer um serviço cada vez mais eficiente, seguro e de qualidade para todos os clientes”, afirma.
Investimentos na regional Mantiqueira
A Cemig prevê investimentos superiores a R$ 500 milhões nas cidades que integram a regional Mantiqueira. Além da construção de novas subestações, o pacote contempla a implantação de novas linhas de distribuição, instalação de religadores automáticos, que aceleram o restabelecimento da energia em caso de falhas, conversão de redes dentro do programa Minas Trifásico e a execução de milhares de obras para atendimento à expansão do mercado.
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.







