Uma imagem de uma grande cratera na Avenida Tereza Cristina, em Belo Horizonte, voltou a circular nas redes sociais nesta quinta-feira (22) e gerou apreensão entre motoristas. A publicação alerta para que condutores evitem a via, sugerindo que o problema teria ocorrido recentemente. No entanto, a informação não procede.
Apesar de a foto ser verdadeira, o registro é antigo. A cratera retratada se refere a um afundamento ocorrido em janeiro de 2020, período em que a capital mineira enfrentava um intenso volume de chuvas, cenário semelhante ao registrado atualmente.
Na ocasião, um forte temporal provocou o rompimento de uma tubulação da rede pluvial, o que resultou na abertura de um grande buraco na pista da Avenida Tereza Cristina, na altura do bairro Nova Suíça, Região Oeste da cidade, próximo ao viaduto de ligação com a Avenida Amazonas. O afundamento levou à interdição da via no sentido Bairro–Centro.
A cratera impressionava pelas dimensões: cerca de 16 metros de comprimento, cinco metros de largura e aproximadamente 4,8 metros de profundidade. Devido à gravidade da erosão, três longos trechos da avenida precisaram ser interditados.
A Avenida Tereza Cristina só foi liberada para o tráfego cerca de três dias depois, em 31 de janeiro de 2020. Para a recuperação da via, a Prefeitura de Belo Horizonte informou, à época, que utilizou 11 caminhões de pedras, além de uma grande quantidade de concreto. Toda a tubulação da rede pública de drenagem teve de ser reconstruída.
Os trabalhos envolveram uma força-tarefa da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap) e mobilizaram mais de 2,5 mil funcionários da prefeitura. Antes da recomposição do asfalto, as equipes atuaram no recolhimento de placas arrancadas pela água, na retirada de entulhos e na limpeza e desobstrução de bocas de lobo e galerias.
Embora episódios como esse possam voltar a ocorrer em períodos de chuva intensa, a Prefeitura esclarece que, até o momento, não há registro de nova cratera no local. Portanto, a imagem que circula atualmente não corresponde a um fato recente.
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.







