A conta de água e esgoto dos consumidores atendidos pela Copasa passa a ficar mais cara a partir desta quinta-feira (22), em Minas Gerais. Entra em vigor o novo valor das tarifas após a conclusão da 3ª Revisão Tarifária Periódica da companhia, conduzida pela Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário de Minas Gerais (Arsae-MG).
O processo resultou em um aumento médio de 6,56% nas tarifas, percentual que varia conforme o perfil de consumo e os serviços utilizados por cada cliente.
Diferentemente do reajuste anual, que apenas corrige os valores com base na inflação, a revisão tarifária periódica é mais ampla e redefine toda a estrutura de preços da companhia para um novo ciclo de quatro anos. Nesse modelo, a tarifa é recalculada levando em conta os custos considerados eficientes, os investimentos necessários para a manutenção e ampliação dos serviços e o desempenho da Copasa no ciclo anterior.
Segundo a Arsae-MG, a revisão tem como objetivo assegurar tarifas equilibradas, capazes de garantir a sustentabilidade financeira da empresa, incentivar melhorias na qualidade do atendimento e avançar na universalização do acesso à água tratada e ao esgotamento sanitário em Minas Gerais. O percentual aprovado também incorpora fatores de eficiência, que ajudam a reduzir o impacto do aumento para os consumidores.
A última revisão tarifária periódica da Copasa havia sido realizada em 2021, com validade para o ciclo entre 2022 e 2025. O novo processo teve início em maio de 2024 e foi concluído em dezembro de 2025, com vigência até 2029, quando uma nova revisão deverá ser realizada.
A agência reguladora destacou ainda que esse tipo de revisão ocorre a cada quatro anos desde 2017 e não possui qualquer relação com o processo de desestatização da Copasa.
Avanços sociais incluídos na revisão
Além da redefinição das tarifas, a revisão trouxe mudanças voltadas à ampliação de benefícios sociais. Entre os principais avanços estão:
- Ampliação da Tarifa Social, agora dividida em duas categorias, permitindo um atendimento mais adequado às famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico), conforme o nível de vulnerabilidade.
- Fim do limite de consumo de 20 metros cúbicos para concessão do benefício social, garantindo desconto sobre todo o volume consumido pelas famílias contempladas, o que beneficia especialmente domicílios com maior número de moradores.
- Concessão de desconto de 50% nas tarifas de água e esgoto para hospitais públicos e entidades filantrópicas enquadradas no Programa de Subvenção Social.
De acordo com a Arsae-MG, a revisão tarifária busca equilibrar justiça tarifária, eficiência operacional e sustentabilidade dos serviços prestados à população mineira.
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.







