A circulação de veículos de tração animal está oficialmente proibida em Belo Horizonte a partir desta quinta-feira (22). A medida provocou reações distintas: enquanto defensores da causa animal celebram o fim da prática, considerada por eles como associada a maus-tratos, carroceiros avaliam como uma conquista a decisão judicial que suspendeu a aplicação de multas contra quem ainda for flagrado utilizando carroças na capital.
A expectativa, ao longo do dia, é acompanhar como a proibição será refletida nas ruas e se ainda haverá circulação de carroças com cavalos em diferentes regiões da cidade.
A discussão teve início em 2021, quando a Câmara Municipal aprovou a lei que previa o fim gradual do transporte por tração animal, estabelecendo um prazo de dez anos para a substituição por veículos motorizados. O argumento central era a proteção e o bem-estar dos animais. Dois anos depois, em 2023, a legislação foi alterada e o período de transição reduzido para cinco anos, antecipando a entrada em vigor da proibição.
A Defensoria Pública de Minas Gerais questionou a medida, alegando que a extinção imediata da atividade pode comprometer a subsistência de famílias em situação de vulnerabilidade social que dependem exclusivamente do trabalho como carroceiros. Diante disso, foi obtida a suspensão das multas enquanto o tema continua sendo debatido judicialmente.
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.







