Nove cachoeiras do Parque Nacional da Serra do Cipó, na Região Central de Minas Gerais, foram interditadas temporariamente devido ao aumento do volume do Rio Cipó provocado pelas chuvas intensas que atingem a região. A interdição vale até sexta-feira (23) e, ao todo, 11 atrativos do parque estão fechados, incluindo um vale e um mirante.
A Serra do Cipó é um dos principais destinos turísticos de Minas Gerais, especialmente durante o verão, mas permanece em alerta laranja para tempestade até as 23h59 desta quinta-feira (22), conforme aviso do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Segundo os órgãos de segurança, as chuvas nas cabeceiras dos rios elevam o risco de ocorrência de “cabeça d’água”, fenômeno que pode provocar aumento repentino do nível dos rios e colocar em perigo banhistas e visitantes.
No início do mês, no dia 4, outras três cachoeiras já haviam sido fechadas pelo mesmo motivo. As interdições fazem parte de medidas preventivas adotadas para evitar acidentes causados pelo alto volume e pela força da água.
Dados do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais mostram que o número de mortes por afogamento em rios e cachoeiras no estado aumentou 11% em 2025 em relação a 2024. No ano passado, 274 pessoas perderam a vida nessas circunstâncias, contra 246 no ano anterior. De acordo com o tenente Henrique Barcellos, porta-voz da corporação, o aumento está relacionado a uma combinação de fatores, entre eles o maior número de feriados prolongados, que estimula a busca por lazer em ambientes naturais com riscos elevados.
As estatísticas apontam ainda que a maioria das vítimas é do sexo masculino, sendo quase nove em cada dez casos envolvendo adultos entre 20 e 29 anos.
Além dos cuidados em rios e cachoeiras, o Corpo de Bombeiros alerta para os riscos em trilhas durante períodos de chuva. Terrenos escorregadios, pedras soltas, ribanceiras e mudanças bruscas no clima podem causar acidentes graves.
“A previsão de chuva intensa pode alagar áreas e modificar o traçado das trilhas, aumentando o risco de as pessoas se perderem”, destaca o porta-voz da corporação.
Cachoeiras fechadas na Serra do Cipó
- Cachoeira do Gavião
- Cachoeira da Farofa
- Cânion das Bandeirinhas
- Cachoeira do Capão
- Cachoeira do Gavião
- Cachoeira do Tombador
- Cachoeira das Andorinhas
- Vale do Travessão
- Cachoeira das Congonhas
- Cachoeira Braúnas
- Mirante das Braúnas
- Cachoeira da Fornalha
Cachoeiras abertas na Serra do Cipó
- Circuito das Lagoas
- Bambuzal
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.







