A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) emitiu um alerta aos consumidores sobre golpes aplicados pela internet com o uso de contas de luz falsas. Criminosos estão se aproveitando do novo layout da fatura, adotado pela empresa desde janeiro, para enganar clientes, principalmente por meio de WhatsApp e links suspeitos.

A nova conta passou a ter tom de verde mais vibrante, linguagem mais simples e QR Code em destaque, o que, segundo a Cemig, acabou sendo explorado por golpistas com o envio de boletos falsos e mensagens de cobrança fraudulentas.
De acordo com o analista de Proteção da Receita da Cemig, João Dornelas, os criminosos costumam abordar clientes com bom histórico de pagamento, aumentando a chance de a vítima não desconfiar da cobrança.
“Em caso de qualquer dúvida sobre a autenticidade da cobrança, o cliente deve procurar imediatamente os canais oficiais da Cemig para verificar a situação”, orienta.
Como verificar se a conta de luz é verdadeira
A Cemig reforça que a forma mais rápida de conferir débitos é pelo WhatsApp oficial, no número (31) 3506-1160. Basta salvar o contato, enviar um “oi” e consultar possíveis pendências.
Antes de pagar, o consumidor deve conferir atentamente os dados da cobrança:
- Beneficiário: Cemig Distribuição S.A
- CNPJ: 06.981.180/0001-16
- PIX: instituição recebedora deve ser o Banco Santander do Brasil S.A. (033)
Qualquer divergência nesses dados é sinal de alerta.
Canais oficiais da Cemig
A confirmação de contas em aberto pode ser feita exclusivamente pelos canais oficiais:
- WhatsApp: (31) 3506-1160
- Site: atende.cemig.com.br
- Telefone: 116 (atendimento 24 horas)
Em caso de suspeita de golpe, a orientação é não efetuar o pagamento e registrar um Boletim de Ocorrência junto à Polícia Militar.
Golpes mais comuns envolvendo conta de luz
Entre as fraudes mais frequentes, a Cemig destaca:
- Boletos falsos
- Ligações de falsos atendentes bancários
- Clonagem de WhatsApp
- Códigos de pagamento adulterados
Por se tratar de um serviço essencial e recorrente, a conta de energia é um dos alvos preferidos de estelionatários.
Nova fatura e número da Unidade Consumidora
A mudança no visual da conta faz parte da modernização dos sistemas da Cemig. A fatura agora traz informações mais claras, com destaque para valor, data de vencimento, identificação do imóvel e QR Code para pagamento via PIX.
Outra novidade é a substituição do antigo número de instalação pelo novo número da Unidade Consumidora, com 15 dígitos, padronizado nacionalmente pela Aneel. Durante o período de transição, o número antigo seguirá válido por até 12 meses, sem impacto no valor da conta.
A recomendação final da Cemig é direta: desconfie de mensagens fora dos canais oficiais e nunca pague uma conta sem conferir todos os dados.
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.







