Um brasileiro, residente em Varginha, no Sul de Minas Gerais, suspeito de praticar perseguição virtual contra uma cidadã mexicana, foi indiciado em um inquerido aberto pela Polícia Federal. Os crimes teriam ocorrido entre os anos de 2020 e 2023 e caracterizam um caso de cyberstalking com repercussão internacional.
Segundo a PF, em fevereiro de 2023 foi cumprido mandado judicial na residência do investigado, ocasião em que equipamentos eletrônicos foram apreendidos e posteriormente submetidos à perícia técnica.
As investigações também contaram com a oitiva da vítima, que reside em Chihuahua, no México. O depoimento foi realizado por meio de um Acordo de Cooperação Internacional. À Polícia Federal, a mulher relatou que passou a ser perseguida de forma reiterada e constante pelas redes sociais após o fim de um relacionamento. Segundo ela, o investigado teria criado perfis falsos e divulgado fotografias íntimas sem consentimento, o que resultou em exposição pública e difamação.
Com base nas provas obtidas nos dispositivos eletrônicos apreendidos e no depoimento da vítima, a Polícia Federal concluiu pelo indiciamento do suspeito pelos crimes de perseguição (stalking – artigo 147-A), divulgação de cena íntima sem consentimento (artigo 216-C) e falsa identidade (artigo 307), todos do Código Penal. Somadas, as penas previstas podem chegar a até 15 anos de reclusão.
O inquérito policial foi encaminhado à Justiça Federal, que agora dará prosseguimento ao caso.
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.







