A escritora mineira Adélia Prado, de 90 anos, está internada no Hospital São Judas Tadeu, em Divinópolis, na região Centro-Oeste de Minas Gerais, após sofrer um acidente doméstico. A informação foi confirmada pela unidade de saúde por meio de nota oficial.
De acordo com o hospital, a poetisa sofreu uma queda dentro de casa na última segunda-feira (19) e deu entrada na instituição com fraturas no fêmur, além de lesões no cotovelo e no punho. Adélia passou por duas cirurgias realizadas pela equipe de Ortopedia e apresentou evolução considerada satisfatória no pós-operatório imediato.
Apesar da boa resposta inicial aos procedimentos, a escritora permanece internada no Centro de Terapia Intensiva (CTI) para acompanhamento clínico mais rigoroso, devido a complicações renais. Segundo o hospital, ela está sob cuidados intensivos e monitoramento contínuo de uma equipe multiprofissional.
Em nota, o Hospital São Judas Tadeu informou que todas as medidas necessárias estão sendo adotadas para garantir a adequada assistência à paciente e que novas atualizações sobre o estado de saúde serão divulgadas quando possível, respeitando os princípios éticos, legais e a confidencialidade médica.
Trajetória literária
Nascida em Divinópolis, Adélia Prado é considerada uma das maiores escritoras da literatura brasileira contemporânea. Ao longo de sua carreira, destacou-se como poetisa, romancista, contista, professora e filósofa. Seus primeiros poemas foram publicados em jornais de Divinópolis e de Belo Horizonte.
O reconhecimento nacional veio em 1975, quando Carlos Drummond de Andrade se impressionou com seus textos e incentivou a publicação do livro Bagagem, obra que marcou sua estreia no cenário literário e recebeu grande destaque da crítica pela originalidade e força poética.
Em 1978, Adélia conquistou o Prêmio Jabuti de Literatura com o livro O Coração Disparado. Ao longo das décadas seguintes, publicou mais de 20 obras entre poesia, prosa, antologias, peças teatrais e monólogos, além de ter textos adaptados para espetáculos de balé e obras traduzidas para outros idiomas.
A escritora também recebeu diversas premiações ao longo da carreira, como o Prêmio ABL de Literatura Infantojuvenil (2007), o Prêmio Literário da Fundação Biblioteca Nacional (2010), o Prêmio da Associação Paulista dos Críticos de Arte (2010), o Prêmio Clarice Lispector (2016), além da Grã-Cruz da Ordem do Mérito Cultural, concedida em 2014.
Em 2024, foi agraciada com dois dos mais importantes reconhecimentos da literatura nacional: o Prêmio Machado de Assis, da Academia Brasileira de Letras, pelo conjunto da obra, e o Prêmio Camões, considerado a maior honraria da literatura em língua portuguesa, recebido em cerimônia realizada no Palácio do Itamaraty, em Brasília.
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.







