A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quarta-feira (3), a Operação Monterrey, com o objetivo de desarticular um grupo criminoso especializado no envio ilegal de migrantes brasileiros para os Estados Unidos mediante pagamento.
As investigações começaram após uma denúncia apontar a atuação de um contrabandista de pessoas em Ipatinga, no Vale do Aço. A partir das apurações, a PF identificou outros envolvidos que operavam em conjunto no esquema, responsável por aliciar interessados em migrar para os EUA e organizar todo o trajeto clandestino.
Segundo a Polícia Federal, o grupo estruturava rotas que passavam por vários países da América Central até o México, de onde os migrantes eram conduzidos de maneira ilegal pela fronteira norte-americana. Ao menos 63 vítimas já foram identificadas.
Sete mandados de busca e apreensão, expedidos pela Justiça Federal de Ipatinga, foram cumpridos em endereços ligados a cinco investigados nos municípios de Ipatinga e Santana do Paraíso. A Justiça também determinou o bloqueio e a indisponibilidade de bens e valores do grupo, estimados em R$ 8,1 milhões.
Os investigados podem responder por promoção de migração ilegal, posse ou porte irregular de arma de fogo, usura, lavagem de dinheiro e falsificação de documento público.
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.







