O valor do pedágio na Rodovia Fernão Dias (BR-381) será reajustado a partir da 0h desta sexta-feira (19). O aumento médio autorizado é de 6,7% e foi aprovado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), sendo aplicado pela concessionária Arteris Fernão Dias.
A atualização tarifária passa a valer para as oito praças de pedágio localizadas entre Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, e Guarulhos, em São Paulo. Em Minas Gerais, o reajuste atinge as praças instaladas nos municípios de Cambuí, São Gonçalo do Sapucaí, Carmo da Cachoeira, Carmópolis de Minas, Itatiaiuçu e Santo Antônio do Amparo. No estado de São Paulo, os novos valores serão cobrados em Mairiporã e Vargem.
Com a mudança, a tarifa básica para veículos de passeio sobe de R$ 3 para R$ 3,20. No caso das motocicletas, o valor passa de R$ 1,50 para R$ 1,60. Já os maiores reajustes em termos absolutos atingem caminhões com reboque e caminhão-trator com semirreboque, cuja tarifa por eixo aumenta de R$ 18 para R$ 19,20.

Segundo a concessionária, o reajuste é anual e leva em consideração, principalmente, a variação do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acumulado no período. A autorização para a aplicação das novas tarifas foi publicada no Diário Oficial da União na última terça-feira (16).
Mudança na concessão
A Fernão Dias passará por uma transição na administração da rodovia. A empresa Motiva venceu o leilão realizado pelo Ministério dos Transportes no dia 11 de dezembro e deverá assumir a concessão da BR-381 até o ano de 2040.
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De acordo com o resultado do certame, a Motiva apresentou a menor tarifa de pedágio entre as concorrentes e assumiu o compromisso de investir cerca de R$ 14,8 bilhões ao longo dos próximos dez anos. Os recursos serão destinados a obras de modernização, duplicação, ampliação da capacidade da via e melhorias na segurança viária.
Antes do leilão, o governo federal chegou a analisar a possibilidade de prorrogar o contrato da atual concessionária, a Arteris, mas optou por abrir uma nova concorrência pública. A medida faz parte de um programa do Ministério dos Transportes que busca reorganizar e aprimorar os contratos de concessão rodoviária, oferecendo ao mercado um modelo previamente repactuado.
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