Motoristas que trafegam pela avenida Presidente Juscelino Kubitschek, conhecida como Via Expressa, em Belo Horizonte, já perceberam a instalação de novos radares a poucos metros dos equipamentos atualmente em funcionamento. A mudança faz parte do processo de atualização da fiscalização eletrônica na via, já que o contrato vigente está próximo do vencimento.

Em nota, a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) informou que está substituindo gradualmente os radares antigos por novos equipamentos, com o objetivo de manter os pontos de fiscalização já existentes. Segundo o Executivo municipal, os novos contratos para fiscalização eletrônica foram firmados no ano passado e preveem investimento de cerca de R$ 119 milhões para a instalação e operação dos radares em diferentes pontos da cidade.
A PBH destacou que a fiscalização eletrônica é uma das principais ferramentas adotadas para reduzir acidentes e salvar vidas no trânsito. De acordo com dados da prefeitura, desde a implantação dos radares, em 1999, o número de mortes no trânsito caiu 59%, passando de 392 naquele ano para 159 em 2024, mesmo com o aumento expressivo da frota de veículos, que saltou de aproximadamente 655 mil para quase 2,8 milhões. No mesmo período, os atropelamentos tiveram queda de 72%, de 4.488 para 1.250 casos.
A administração municipal afirma que Belo Horizonte é referência nacional em segurança viária e integra, desde 2011, o Projeto Vida no Trânsito, iniciativa do Ministério da Saúde em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS). O programa promove a articulação entre diferentes órgãos públicos e orienta ações baseadas em dados sobre acidentes e fatores de risco.
Ainda segundo a prefeitura, a definição dos locais para instalação de radares segue critérios técnicos, como estudos de risco, histórico de ocorrências e impacto no transporte público. A população também pode sugerir pontos de fiscalização por meio do Portal de Serviços da PBH.
Em junho deste ano, a velocidade máxima permitida na Via Expressa foi reduzida de 80 km/h para 60 km/h. A fiscalização do novo limite passou a ser realizada a partir do dia 17 do mesmo mês.
Veja a nota da Prefeitura:
A Prefeitura informa que Belo Horizonte é referência nacional em segurança viária. Desde a implantação da fiscalização eletrônica, em 1999, o número de vítimas fatais caiu 59%, passando de 392 em 1999 para 159 em 2024 mesmo com o crescimento de mais de quatro vezes na frota de veículos (de 655.227 para 2.778.234 ). Os atropelamentos também tiveram redução de 72% no mesmo período, caindo de 4.488 para 1.250. Esses resultados refletem os esforços permanentes da Prefeitura para tornar o trânsito mais seguro.Graças a essa política, Belo Horizonte é considerada referência nacional por sua política consistente de segurança viária e pelo monitoramento sistemático de dados.
A cidade integra, desde 2011, o Projeto Vida no Trânsito (http://pbh.gov.br/vidanotransito), iniciativa do Ministério da Saúde em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS), que fortalece a articulação entre órgãos públicos e fomenta ações baseadas em dados concretos. A escolha dos pontos de fiscalização segue critérios técnicos, com base em estudos de risco, monitoramento contínuo de ocorrências e desempenho do transporte público. A população também pode sugerir locais por meio do Portal de Serviços da PBH.
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