O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) deflagrou, na manhã desta terça-feira (16), a Operação Vulcano, com foco no combate ao comércio ilegal de armas e munições em Belo Horizonte e na Região Metropolitana. A ação é conduzida pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), em parceria com a Polícia Militar e com apoio do Exército Brasileiro.

Ao todo, foram cumpridos oito mandados de prisão preventiva e 23 mandados de busca e apreensão em residências, lojas ligadas à venda e manutenção de armamentos e em um clube de tiro. As diligências ocorreram em Belo Horizonte, Contagem, Betim e Esmeraldas. Durante a operação, os agentes apreenderam armas de fogo, grande quantidade de munições e dinheiro.
As investigações tiveram início no primeiro semestre de 2025 e apontaram a existência de uma organização criminosa estruturada para abastecer grupos envolvidos com o tráfico de drogas e crimes violentos. Segundo o MPMG, um dos principais investigados, registrado como Caçador, Atirador e Colecionador (CAC), desviava munições do mercado legal para o crime organizado.
Entre os materiais identificados estão milhares de cartuchos de alto poder de fogo, incluindo calibres usados em fuzis, como 5.56 e 7.62, além de munições calibre 9 milímetros, de uso restrito. A apuração também revelou que parte dos suspeitos atuava na receptação de armas apreendidas por forças de segurança, que eram desviadas ilegalmente dos depósitos oficiais.
A Operação Vulcano mobilizou 126 policiais militares, nove militares do setor de Fiscalização de Produtos Controlados do Exército Brasileiro e integrantes do Gaeco. As investigações seguem em andamento para identificar outros envolvidos e dimensionar o alcance do esquema criminoso.
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.







