O Ministério dos Transportes realizou, na tarde desta quinta-feira (11), o leilão da rodovia Fernão Dias (BR-381) na B3, em São Paulo. Três grupos participaram da disputa, que tinha como critério de vitória a oferta da menor tarifa de pedágio. A vencedora foi a Motiva, que agora será responsável pela gestão do trecho até 2040.

A Fernão Dias é uma das rodovias mais importantes do país, ligando São Paulo a Belo Horizonte por um trajeto de 562 km que corta 33 municípios e concentra cerca de 15% do PIB nacional. Segundo dados da concessionária Arteris, que administrava a via desde 2008, aproximadamente 250 mil veículos circulam diariamente pelo trecho.
Investimentos previstos
A Motiva terá a obrigação de investir R$ 14,8 bilhões nos próximos dez anos em obras de modernização, ampliação e segurança. Entre as intervenções previstas no edital estão:
- 108 km de faixas adicionais;
- 14 km de vias marginais;
- 9 km de correções de traçado;
- 29 novas passarelas;
- 17 interseções otimizadas;
- 2 Pontos de Parada e Descanso (PPDs);
- melhorias de acesso;
- passagens de fauna;
- áreas de escape;
- implantação de túneis.
Leilão simplificado e indenização
O governo federal chegou a avaliar a prorrogação do contrato da Arteris, mas decidiu abrir uma nova concorrência, estruturada em formato simplificado para ampliar a competitividade. A proposta prevê um contrato previamente repactuado com a concessionária atual, com obras já definidas e renegociadas.
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De acordo com o Ministério dos Transportes, caso a Arteris não vencesse, o que ocorreu, ela tem direito a uma indenização de R$ 295 milhões paga pela nova administradora.
Situação da rodovia e urgência das obras
O cenário atual da Fernão Dias reforça a necessidade de investimentos imediatos. Nos últimos sete anos, a média anual ultrapassa 2,4 mil acidentes, com centenas de mortes. Somente em 2025, no trecho do Sul de Minas, já foram registrados 604 acidentes, quase dois por dia. Desse total, 31 resultaram em mortes e 478 deixaram feridos, segundo a Polícia Rodoviária Federal.
Especialistas e motoristas acreditam que o novo pacote de obras deve contribuir para reduzir acidentes e melhorar as condições de tráfego em uma das rodovias mais movimentadas do país. A Fernão Dias é hoje a segunda maior em volume de tráfego no Brasil, frequentemente alvo de interrupções causadas pela falta de infraestrutura adequada.
Com o resultado do leilão, a expectativa é de que as intervenções previstas modernizem o corredor logístico e tragam mais segurança aos usuários ao longo da próxima década.
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