Minas Gerais lidera o ranking nacional de estados com maior número de municípios em áreas de risco durante o período chuvoso, de acordo com dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). Dos 853 municípios mineiros, 283 apresentam maior vulnerabilidade a deslizamentos de terra, enxurradas e inundações, colocando em situação de perigo aproximadamente 1,4 milhão de moradores.
Segundo o levantamento, essas localidades fazem parte de um conjunto de 1.942 cidades brasileiras classificadas como suscetíveis a riscos geo-hidrológicos. Somadas, essas áreas concentram cerca de 148,9 milhões de habitantes. Dentro desse total, aproximadamente 8,9 milhões de pessoas, o equivalente a 6% da população exposta, vivem em locais com potencial elevado para ocorrência de desastres naturais.
Em Minas Gerais, os efeitos das chuvas intensas já têm sido sentidos em diversas regiões. Nos últimos dias, temporais provocaram alagamentos, invasão de água em residências e veículos sendo arrastados na Grande Belo Horizonte, na Região Central e na Zona da Mata. Em Sabará, na Região Metropolitana, o desabamento de um muro sobre uma casa deixou três crianças e dois adultos feridos.
Outros estados também enfrentam situações críticas. Em São Paulo, as chuvas causaram mortes e uma série de transtornos. Já na Região Serrana do Rio de Janeiro, uma tempestade com duração de cerca de seis horas levou a Defesa Civil a emitir alerta extremo nesta quarta-feira.
Para acompanhar e antecipar esse tipo de cenário, o Cemaden mantém uma ampla estrutura de monitoramento em todo o país, com mais de cinco mil equipamentos instalados. A rede inclui pluviômetros, radares meteorológicos, sensores de umidade do solo, sistemas de detecção de descargas elétricas e imagens de satélite.
Com base nos dados coletados em tempo real, o órgão emite alertas às defesas civis estaduais e municipais. Esses avisos são classificados em três níveis, amarelo, laranja e vermelho, conforme o grau de gravidade e o risco de ocorrência de desastres associados às chuvas.
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.







