O cantor e compositor Milton Nascimento recebeu, nesta terça-feira (16), o título de Doutor Honoris Causa concedido pela Fundação Oswaldo Cruz, a mais alta honraria outorgada por instituições de ensino e pesquisa a personalidades que se destacam por contribuições relevantes às artes, à ciência ou às humanidades.

A cerimônia foi realizada no auditório da Fiocruz Minas, em Belo Horizonte. Devido a questões de saúde, o artista foi representado pelo maestro de sua banda, Wilson Lopes. A concessão do título foi aprovada por unanimidade pelo Conselho Deliberativo da instituição, que destacou a importância da obra de Milton como instrumento de resistência, crítica social e afirmação de identidades ao longo de mais de seis décadas de trajetória.
Durante o evento, dirigentes da Fiocruz ressaltaram a sintonia entre a produção artística de Bituca e a missão da fundação, especialmente pelo uso da música como ferramenta de conscientização social, defesa da democracia e enfrentamento das desigualdades, inclusive durante o período da ditadura militar. O reconhecimento ganhou significado especial por ter ocorrido em Minas Gerais, estado onde o artista construiu grande parte de sua história e ajudou a criar o movimento do Clube da Esquina.
Milton Nascimento, de 83 anos, vive atualmente de forma mais reservada. Em outubro, a família tornou público o diagnóstico de demência por corpos de Lewy, uma doença neurodegenerativa que afeta cognição, comportamento e movimentos. Ele já havia recebido anteriormente diagnóstico de Parkinson, condição que pode apresentar sintomas semelhantes.
Mesmo após a turnê de despedida dos palcos, realizada em 2022, o cantor manteve participação ativa em projetos musicais. Em 2024, lançou o álbum Milton + Esperanza, em parceria com a cantora norte-americana Esperanza Spalding, e, em 2025, foi homenageado no Carnaval do Rio de Janeiro pela escola de samba Portela.
Nascido no Rio de Janeiro em 1942, Milton foi criado em Minas Gerais, onde iniciou sua formação musical. Ao longo da carreira, lançou dezenas de álbuns, conquistou quatro prêmios Grammy, participou de trilhas sonoras e filmes e se consolidou como um dos maiores nomes da música brasileira, com reconhecimento no Brasil e no exterior.
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.







