Um mergulhador morreu após sofrer um acidente durante trabalhos de manutenção na Usina Hidrelétrica PCH Furquim, localizada em Mariana, na Região Central de Minas Gerais. O profissional desapareceu na tarde desta terça-feira (23 de dezembro), e o corpo foi localizado por volta das 14h30 desta quarta-feira (24).

Segundo o Corpo de Bombeiro, a ocorrência foi registrada durante uma operação de dragagem realizada para desobstrução da comporta de fundo da represa. O serviço era executado por uma empresa terceirizada responsável pela manutenção da usina.
Conforme informações repassadas pela empresa, durante o trabalho o mergulhador comunicou ao supervisor que havia queda de material, considerada compatível com a atividade. Minutos depois, o supervisor ouviu um estrondo vindo da área da comporta, seguido do surgimento de bolhas na superfície da água. Após o barulho, o contato com o profissional foi interrompido.
Os procedimentos de emergência previstos no protocolo da empresa foram iniciados imediatamente. No entanto, ao tentar içar o mergulhador, apenas o equipamento retornou à superfície, sem o trabalhador.
Equipes do Batalhão de Emergências Ambientais e Resposta a Desastres (Bemad) e do Posto Avançado de Mariana foram acionadas ainda na tarde de terça-feira para dar início às buscas. As operações foram retomadas na manhã desta quarta-feira, com a atuação de nove militares e o uso de sonar para mapeamento subaquático da área.
Após as buscas realizadas ao longo da tarde de ontem e da manhã de hoje, o corpo do mergulhador foi localizado no início da tarde. A principal hipótese levantada pelas equipes é de que o profissional tenha ficado soterrado nas proximidades das comportas da usina. As circunstâncias do acidente deverão ser apuradas.
O que diz o Grupo NEC
“É com profunda tristeza e consternação que o Grupo NEC informa que o corpo do mergulhador profissional, que prestava serviços na PCH Furquim, da Maynart, em Mariana (MG), foi encontrado na tarde desta quarta-feira (24/12). O mergulhador realizava uma atividade regular de desobstrução da comporta de fundo da usina quando houve um incidente. As causas do incidente estão sendo investigadas.
O Grupo NEC tem prestado todo suporte a família e se solidariza com parentes e amigos neste momento de grande consternação.”
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.







