Quatro detentos deixaram o Ceresp Gameleira, na região Oeste de Belo Horizonte, no último sábado (20), após a apresentação de documentos judiciais fraudulentos que autorizaram indevidamente a saída da unidade prisional. A fraude foi identificada posteriormente e resultou na expedição de novos mandados de prisão contra todos os envolvidos.
De acordo com informações oficiais, Ricardo Lopes de Araújo, Wanderson Henrique Lucena Salomão, Nikolas Henrique de Paiva Silva e Júnio Cezar Souza Silva foram liberados após a inclusão de habeas corpus falsos no Banco Nacional de Mandados de Prisão. A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) informou que a ocorrência está sendo apurada administrativamente, com a instauração de procedimentos internos, além do encaminhamento do caso para investigação criminal.
O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) confirmou que os documentos fraudulentos foram identificados e cancelados, e que novos mandados de prisão foram emitidos para garantir a recaptura dos detentos. Na noite dessa segunda-feira (22), Júnio Cezar Souza Silva foi localizado e preso novamente. Os outros três seguem foragidos.
As investigações apontam que a liberação irregular pode estar ligada à atuação de uma organização criminosa especializada em fraudes eletrônicas contra sistemas judiciais. Entre os foragidos está Ricardo Lopes de Araújo, que havia sido preso no início de dezembro durante uma operação policial por suspeita de envolvimento em ataques a sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
As forças de segurança de Minas Gerais atuam de forma integrada para apurar rigorosamente os fatos e localizar os fugitivos. Informações que possam auxiliar nas buscas podem ser repassadas de forma anônima e segura pelo Disque Denúncia Unificado, no número 181.
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.







