Um homem de 29 anos, foragido da Justiça por tráfico de drogas, foi preso ao desembarcar no Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, nesta segunda-feira (22), após ser extraditado de Portugal. Natural de Ipatinga, no Vale do Rio Doce, o suspeito era procurado por um crime cometido em maio de 2019.
De acordo com a Polícia Federal, o homem teve a prisão decretada depois de ter sido flagrado por policiais militares transportando porções de maconha e cocaína em uma motocicleta. O mandado de prisão foi expedido pela Vara de Execuções Penais, de Precatórias Criminais e do Tribunal do Júri da Comarca de Ipatinga, no Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG).
Em razão da fuga do país, o nome do investigado foi incluído na lista de difusão vermelha da Interpol, mecanismo que permite a cooperação internacional entre forças policiais para localização e captura de foragidos. A partir do pedido formal de extradição feito pelas autoridades brasileiras, a Polícia Judiciária de Portugal localizou e efetuou a prisão do homem.
O extraditado chegou ao Brasil escoltado por agentes da Polícia Federal e foi submetido a exame de corpo de delito. Em seguida, ele foi encaminhado ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça mineira.