A estátua do jornalista e escritor Roberto Drummond (1933–2002) foi derrubada na madrugada desta segunda-feira (22) na Praça Diogo Vasconcelos, na Savassi, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte. O monumento, instalado em 2003 em homenagem ao autor de Hilda Furacão, foi encontrado caído ao lado da base, sem qualquer tipo de isolamento.
Imagens registradas no local mostram a escultura de bronze deitada no chão da praça. A ocorrência foi percebida por agentes da Guarda Civil Municipal durante patrulhamento de rotina na região, que registraram o caso.
A estátua de Roberto Drummond tem histórico de vandalismo recorrente. Os ataques mais frequentes envolvem o uso de tintas. Em agosto de 2022, por exemplo, o monumento foi pichado com tinta amarela no rosto e no peito, situação semelhante a um episódio registrado em 2009. Entre 2014 e 2015, em um intervalo de cerca de dois meses, a escultura também foi alvo de vandalismo com tintas azul e vermelha.
No fim de 2022, a obra chegou a ser retirada da praça para restauração, retornando ao local em meados de 2023.
Em nota, a Prefeitura de Belo Horizonte informou que acionou a Polícia Civil para apuração dos fatos e adoção das medidas legais cabíveis. A administração municipal também comunicou que a Secretaria Municipal de Cultura iniciou os procedimentos para o recolhimento do monumento, que será encaminhado ao escultor Léo Santana, autor da obra, para a realização de novo restauro.
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.







