A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) confirmou a assinatura de um Instrumento de Acordo com a Prefeitura de Belo Horizonte para garantir a continuidade dos serviços de saneamento na capital. O documento prevê a extensão do contrato vigente, que originalmente iria até 2032, para 7 de fevereiro de 2073.
Segundo a companhia, o acordo também estabelece que será firmado um novo termo aditivo, detalhando todas as obrigações de ambas as partes.
A renovação ocorre em um momento estratégico para a estatal, que está no centro das negociações do governo de Minas com a União para o equacionamento da dívida estadual. A privatização da Copasa é uma das condições tratadas pelo governo federal.
Privatização em debate na Assembleia
O governo Romeu Zema (Novo) pretende aprovar ainda em dezembro, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), o Projeto de Lei 4.380/2025, que autoriza o Estado a vender ações da Copasa. A proposta já foi aprovada em primeiro turno, na última terça-feira (2), com 50 votos favoráveis. O texto avança agora para o segundo turno e pode ser levado ao plenário na próxima semana.
Renovações em todo o estado
Para fortalecer sua posição diante de um cenário de possível desestatização, a Copasa tem intensificado as negociações para renovação de contratos municipais. Atualmente, a companhia atende 637 dos 852 municípios mineiros com abastecimento de água, além de cerca de 300 municípios com esgotamento sanitário.
Os contratos possuem prazos variados, e a empresa afirma que o objetivo é renovar com todas as cidades atendidas.
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.







