O avanço de um ciclone extratropical pelo Sudeste continua causando impactos na aviação brasileira e provocou novos cancelamentos de voos no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Entre quarta-feira (10) e esta quinta-feira (11), três voos que tinham como origem ou destino o Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, foram cancelados devido às fortes rajadas de vento registradas no estado paulista.

Segundo informações da BH Airport, administradora do terminal, dois voos que partiriam de Confins foram suspensos nesta manhã:
- Latam 3037, previsto para 6h25,
- Gol 1317, com decolagem marcada para 8h45.
Na chegada, também foi cancelado o Gol 1300, que pousaria em Confins às 7h45 vindo de Congonhas.
As companhias aéreas informaram que passageiros afetados por cancelamentos, com origem, destino ou conexão em São Paulo até domingo (14), podem reagendar suas viagens sem custo adicional para datas até 15 dias após o voo original. A Latam reforçou que a mudança deve ser solicitada antes do horário da decolagem, prática que contribui para aliviar a operação nos aeroportos.
Cancelamentos acumulados
Na quarta-feira (10), os efeitos do ciclone foram ainda mais intensos: 28 voos foram cancelados em Confins, 18 partidas e 10 chegadas, entre 9h50 e 17h18. No mesmo período, outros 28 voos precisaram alternar aeroportos, de acordo com a BH Airport.
O ciclone, que se formou no Rio Grande do Sul, passou a influenciar o clima em estados do Sul e do Sudeste. A previsão indica chuvas mais fortes em algumas regiões de Minas Gerais nos próximos dias.
Segundo o meteorologista Lizandro Gemiacki, do Inmet, áreas do Norte, Jequitinhonha, Mucuri e Rio Doce devem registrar maior volume de chuva até amanhã. Já as regiões Triângulo, Noroeste, Metropolitana de BH, Oeste, Sul e Zona da Mata têm previsão de chuvas isoladas.
Novos cancelamentos nesta sexta (12)
O Aeroporto Internacional de Belo Horizonte voltou a registrar problemas nesta sexta-feira (12), com quatro voos cancelados após o vendaval que atingiu a Grande São Paulo nos últimos dias.
Partidas canceladas
- Latam 3037 – Congonhas / 12/12/2025 – 6h25
- Gol 1317 – Congonhas / 12/12/2025 – 8h45
Chegadas canceladas
- Gol 1300 – de Congonhas / 12/12/2025 – 7h45
- Gol 2043 – do Galeão / 12/12/2025 – 12h55
Vendaval inédito em São Paulo
A Grande São Paulo enfrentou, nesta semana, um vendaval considerado inédito por meteorologistas, a primeira vez em que rajadas tão intensas ocorreram sem chuva ou temporais associados. Na quarta-feira (10), o Aeroporto de Congonhas registrou ventos de 96,3 km/h.
As fortes rajadas deixaram um amplo rastro de danos:
- mais de 2 milhões de imóveis sem energia,
- queda de dezenas de árvores,
- parques fechados,
- voos cancelados,
- e até suspensão de atendimentos em hospitais.
Na manhã desta sexta (12), quase 50 horas após o vendaval, ainda havia 780 mil imóveis sem luz na Região Metropolitana de São Paulo, segundo boletim da Enel divulgado às 8h.
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.







