Ao longo de 2025, uma série de crimes violentos registrados em Minas Gerais chocou a população e ganhou repercussão nacional. Homicídios brutais, casos de feminicídio e ataques motivados por ódio expuseram a gravidade da violência no estado.
Relembre, a seguir, oito crimes que marcaram o noticiário mineiro neste ano:
1 – Gari morto a tiro enquanto trabalhava em BH
O gari Laudemir de Souza Fernandes, de 44 anos, foi morto com um tiro no abdômen no dia 11 de agosto, enquanto realizava a coleta de lixo no bairro Vista Alegre, na Região Oeste de Belo Horizonte. O disparo teria sido feito por Renê da Silva Nogueira Júnior, de 47 anos, após ele se irritar com o caminhão de coleta que trafegava pela via.
Segundo a Polícia Civil, o suspeito utilizou a arma da própria esposa, uma delegada da corporação. Após o crime, Renê seguiu a rotina normalmente e foi preso horas depois. Ele se tornou réu por homicídio qualificado e outros crimes e permanece preso preventivamente.
2 – Professora morta pelo próprio filho
A professora Soraya Tatiana Bonfim França, de 56 anos, foi encontrada morta embaixo de um viaduto em Vespasiano, na Região Metropolitana de BH, em 20 de julho. O crime causou grande comoção após a polícia concluir que o autor foi o próprio filho da vítima, Matteos França Campos.
Inicialmente, o jovem registrou o desaparecimento da mãe e chegou a comparecer ao velório. Dias depois, confessou o crime, que, segundo a investigação, foi premeditado. Ele foi indiciado por feminicídio, ocultação de cadáver e fraude processual.
3 – Mulher trans morta após espancamento na Savassi
A mulher trans Alice Martins Alves, de 33 anos, morreu em novembro após ser brutalmente espancada no bairro Savassi, na Região Centro-Sul de BH. A agressão ocorreu em 23 de outubro, e a vítima morreu dias depois em decorrência de complicações infecciosas.
Embora os agressores alegassem um desentendimento banal, a Polícia Civil concluiu que o crime foi motivado por transfobia. Dois funcionários de uma pastelaria foram denunciados por feminicídio qualificado.
4 – Caso Clara Maria
A jovem Clara Maria Venancio Rodrigues, de 21 anos, desapareceu em março e foi encontrada morta três dias depois, com o corpo concretado nos fundos de uma casa no bairro Ouro Preto, na Pampulha, em Belo Horizonte.
Dois homens confessaram o crime e respondem por feminicídio qualificado, ocultação e vilipêndio de cadáver, entre outros delitos. Segundo a investigação, a vítima foi morta por recusar investidas amorosas e por causa de uma dívida.
5 – Adolescente assassinada por pastor
O corpo da adolescente Stefany Vitória, de 13 anos, foi encontrado em uma área de mata entre Esmeraldas e Ribeirão das Neves, em fevereiro. Ela estava desaparecida havia dois dias.
O pastor João das Graças Pachola, de 54 anos, confessou o crime e foi indiciado por feminicídio e ocultação de cadáver. Ele está preso e aguarda julgamento.
6 – Advogada executada com 20 tiros em BH
A advogada criminalista Kamila Cristina Rodrigues dos Santos, de 32 anos, foi morta com 20 disparos de arma de fogo em setembro, no bairro Ermelinda, Região Noroeste de Belo Horizonte.
Ela foi assassinada ao chegar em casa. A Polícia Civil investiga a motivação do crime, que pode estar relacionada à atuação profissional da vítima ou a conflitos pessoais. Até o momento, ninguém foi preso.
7 – Policial penal morto por detento em hospital
O policial penal Euler Pereira da Rocha, de 42 anos, foi morto a tiros por um detento enquanto fazia escolta no Hospital Luxemburgo, na Região Centro-Sul de BH, em agosto.
O preso conseguiu fugir usando o uniforme do agente, mas foi recapturado pouco depois. O caso levantou questionamentos sobre falhas no protocolo de segurança durante escoltas hospitalares.
8 – Mulher trans espancada até a morte pelo ex-companheiro
A mulher trans Christina Maciel Oliveira, de 45 anos, foi espancada e morta em plena via pública no bairro Venda Nova, em Belo Horizonte, em outubro.
Imagens de câmeras de segurança registraram o ataque brutal cometido pelo ex-companheiro da vítima, que foi preso preventivamente. O crime gerou forte comoção e protestos contra a violência transfóbica.
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.







