A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) divulgou nesta quinta-feira (28) um aviso importante: um golpe em que falsos entregadores clonam cartões, usando a estratégia do “presente de aniversário”, está se espalhando pelo estado, e pelo país. A denúncia do esquema veio após a corporação receber relatos e publicar um vídeo em redes sociais demonstrando como os criminosos atuam.

Segundo a PMMG, os golpistas fazem contato dizendo que há uma entrega enviada por um “remetente misterioso”. Para liberar o suposto presente, afirmam que é necessário pagar uma taxa. A cobrança é feita por uma “maquininha”, que na verdade é um powerbank modificado para clonar cartões. Para concluir o pagamento, a vítima é obrigada a inserir o cartão no equipamento fraudulento.
Além do risco financeiro, com eventual clonagem de dados e débito indevido, o golpe traz outro perigo: muitos dos “presentes” são alimentos como doces, chocolates e bolos, os quais podem estar adulterados, oferecendo risco à saúde.
Como se proteger
Para evitar cair nessa armadilha, a PMMG recomenda:
- Não aceitar presentes de remetentes desconhecidos;
- Desconfiar de entregadores que pedem pagamento de taxa para liberar suposta encomenda;
- Não inserir o cartão em maquininhas improvisadas — use apenas meios de pagamento oficiais;
- Compartilhar essas orientações com familiares, sobretudo idosos, que costumam ser alvo preferencial dos golpistas.
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.







