Usuários da BR-381 apresentaram uma série de reivindicações sobre a cobrança de pedágio e a falta de melhorias no trecho entre Belo Horizonte e Governador Valadares, durante audiência pública realizada nesta terça-feira (18) na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Entre os pedidos, estão a redução das tarifas entre Caeté e Valadares, isenção para setores específicos que dependem da rodovia e a construção de novas passarelas para pedestres.
A reunião da Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas contou com representantes de prefeituras e da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), mas não teve a presença de gestores do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) nem da concessionária Nova 381, responsável pela via.
O deputado Delegado Christiano Xavier (PSD), que solicitou a audiência, destacou o cenário crítico do trecho norte da rodovia, historicamente conhecido como “rodovia da morte”, devido ao alto índice de acidentes. Somente neste ano, foram registrados 25 óbitos e 221 pessoas feridas no local. Ele também criticou o valor destinado pelo governo federal à duplicação no trecho entre BH e Caeté, apenas R$ 96 milhões dos R$ 915 milhões previstos para as obras que ainda estão sob responsabilidade do DNIT.
Tarifas altas e isenções
Atualmente, cinco praças de pedágio já funcionam na BR-381, com tarifa total de R$ 68,20 entre Belo Horizonte e Governador Valadares. O valor tem sido questionado por moradores e empresários. O prefeito de Nova União, Waldir dos Santos, apontou a cobrança considerada alta, R$ 15,50, em um percurso de apenas 20 km até Caeté. Produtores rurais também pediram isenções para evitar prejuízos.
Representantes de municípios do Vale do Aço e da região Central cobraram isenção para entidades de assistência social e para o transporte de pacientes que viajam com frequência para Belo Horizonte em busca de tratamento médico. “Um paciente oncológico pode gastar até R$ 1.240 por mês apenas com pedágio”, relatou Cibele Machado, de Itabira.
Empresas de transporte também reclamaram dos custos elevados. “Uma carreta que faz cinco viagens por dia chega a ultrapassar R$ 10 mil mensais”, disse o vereador Maguinho, de Bom Jesus do Amparo.
ANTT promete avaliar novas obras e mais radares
O representante da ANTT, Marcelo Alcides dos Santos, afirmou que o pedágio reflete os investimentos assumidos pela concessionária no trecho norte, incluindo obras de ampliação e manutenção previstas para os próximos 30 anos. Ele confirmou que demandas como novas passarelas serão analisadas dentro do contrato.
O gestor também anunciou que ao menos 50 novos radares devem ser instalados na rodovia nos próximos 90 dias, além dos 18 já existentes, após estudo da Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Próximos passos
No encerramento da audiência, o deputado Delegado Christiano Xavier informou que vai apresentar requerimentos cobrando medidas como melhoria de sinal de celular na rodovia, descontos para usuários frequentes e apoio financeiro ao hospital de Caeté. Ele anunciou ainda que a comissão pretende realizar visitas técnicas à Nova 381, à bancada mineira no Congresso Nacional e à ANTT para tratar da priorização das obras e ampliação dos investimentos na BR-381.
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